Atafona

"Desde que me entendo como gente, aqui na Fazenda Pacoty e na Fazenda Santo Antônio dos Cordeiros sempre houve um estreito contato com a mandioca, o aipim, o biju, a maipuera e o tucupi e tudo mais ligado à farinha de mandioca", disse Eduardo Cordeiro.

Atafona, do árabe at-tahunâ, «moinho», é um tipo de mecanismo manual ou movido por força animal destinado a transformar o andamento do animal em movimento rotativo para mover moinhos, engenhos de açúcar, engenhos de ralar mandioca, engenhos de pastel, bombas para elevação de água, teares e outros equipamentos. Para além de seres humanos, foram utilizados para mover atafonas, entre outros animais, cavalos, burros, camelos, bovinos, carneiros e cães.

As atafonas são moinhos manuais, movidos por animais ou pela força da água, nos engenhos responsáveis por produzir farinha.

A farinha de milho e de mandioca eram alimentos essenciais para as refeições substanciosas de grandes famílias do interior que trabalhavam com plantio, gado e alimentos de origem animal, como queijos e salames. Os moinhos podem funcionar por força animal, água ou energia.

Nos últimos 20 anos, as demandas foram sendo alteradas e as atafonas começaram a servir não só como moedoras de milho e mandioca, mas também como armazéns, onde se comercializam produtos de origem animal, como torresmo, salame e queijo, e itens característicos da vida rural.

Na Fazenda dos Cordeiros repeitamos as tradições rurais, fazendo com que os produtos sejam vistos como são: orgânicos e genuínos.

A importância destes produtos se funda principalmente na agricultura familiar. “Esses produtos trazem um valor cultural, econômico e histórico fortemente agregados a eles. A mão de obra familiar está ali, o valor agrícola dele é de grande importância.

Os produtos rurais desenvolvidos e comercializados na Fazenda dos Cordeiros, na maioria das vezes,são artesanais, não passam por processos de industrialização, outro fator importante na venda. “Há 40 ou 50 anos não se dava valor ao produto sem agrotóxico, hoje é algo que as pessoas buscam cada vez mais”, ressalta Ana Beatriz, proprietária da Fazenda dos Cordeiros

Placa Atafona

Visitante utilizando a Atafona

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social