Escola Família Agrícola

Categoria: Educacional

A Fazenda dos Cordeiros apoia o modelo das Escola de Família Agrícola, um novo tipo de Escola para o meio rural.

O interesse que suscita uma nova iniciativa educacional para o mundo rural decorre da evidente crise do ensino do meio rural e, num sentido mais geral, da própria crise do homem contemporâneo com relação à terra. Se a crise da escola é universalmente proclamada, a crise da escola do meio rural é ainda mais grave...A Fazenda dos Cordeiros com os projetos Aprendiz de Fazendeiro e Ler pra que?, também contribui para novas alternativas educacionais, usando o ambiente rural como matéria prima pedagógica.

Foi num contexto de crise e com a pretensão de ser uma alternativa ao ensino tradicional que apareceu a experiência educacional das Escolas da Família Agrícola, que propõem, não apenas solucionar problemas em sua significação mais profunda, em sua história e organização mundial, criando uma alternativa real a todo o sistema escolar tradicional.

O Campo desperta a atenção do homem contemporâneo, não apenas pelo fenômeno do êxodo rural ou pelo fracasso do ensino rural, e sim, por ele perceber que sua crise fundamental é consequência de sua ruptura com a terra. O homem das metrópoles parece reviver o significado do antigo mito grego: enquanto o herói permanecia em contato com a terra-mãe, ele era invencível; logo que perdeu esse contato, sua vulnerabilidade tornara-se fatal.

É uma crise que expressa o desamor que o Homem do campo, pressionado pela conjuntura de interesses econômicos particulares e imediatos, tem para com sua terra, odiando-a e fugindo dela.

“...Em vão o homem através de planejamentos procura instaurar uma ordenação no globo terrestre, se não for disponível ao apelo do caminho do campo. O perigo ameaça que o homem de hoje não possa ouvir sua linguagem. Em seus ouvidos retumba o fragor das máquinas que chega a tomar pela voz de Deus. Assim o homem se dispersa e se torna errante...”, segundo Martin HEIDEGGER, no livro Origens da Pedagogia da Alternância.

A Escola da Família Agrícola, assim como a Fazenda dos Cordeiros, nesta perspectiva, não deixa de ser uma experiência cujo sentido extrapola o âmbito meramente educacional para ingressar no problema do homem contemporâneo como tal. Trabalhamos com a preocupação de uma sociedade cada vez mais urbanizada, e industrialização, incapaz de agir e refletir as direções que a vida oferece.

A vida no campo sopra ares variáveis com as estações, na serenidade que sabe e cuja face parece muitas vezes melancólica. Esta gaia ciência é uma sageza sutil. Ninguém a obtém sem que já a possua. Vale a pena o caminhar...

René DUMEONT um educador europeu acredita que o marco teórico da Escola-Família, pelo menos em seus objetivos explícitos e em suas estruturas fundamentais, é bastante diferente em comparação com os tipos tradicionais de ensino, porém, essa experiência educacional vem se realizando, de forma sistêmica e global, servindo como instrumento de referência para um futuro próximo.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social