Política Pública e Turismo EcoRural

Categoria: Educacional

Sabemos que suas motivações e expectativas vem se atualizado, com maior demanda por segurança, controle de higienização e pela busca por ambientes abertos e vinculados à ideia de saúde.

Nossa constatação é corroborada por Regina Amorim, do SEBRAE-PB, que diz que, dos 95 milhões de turistas brasileiros, 60% irão preferir viajar de carro próprio para destinos turísticos mais próximos.

Outro fator de destaque, segundo o Airbnb, entre julho e setembro de 2020, houve alta de 128% nas tags “trabalho à distância”, “realocação” e “testando novas vizinhanças”.

A Fazenda dos Cordeiros está preparada e reforça a tendência de experiências em viagens de curta duração. Que tal conhecer Silva Jardim, curtindo suas férias em um destino nacional, de curta distância?

Sabemos que no Brasil, essa tendência do turismo doméstico também é uma realidade. Houve um recuo no turismo internacional de turistas brasileiros. Segundo dados divulgados pelo Banco Central, os gastos de turistas brasileiros no exterior caíram 77% em relação a ano de 2019.

A ênfase que vêm sendo dada para o turismo doméstico no Brasil, com os cuidados como a busca por espaços abertos e por circuitos próximos, traz alguns destaques, dentre os quais estão o Turismo Rural e o Turismo de Natureza, ambos largamente praticados no Turismo EcoRural da Fazenda dos Cordeiros.

Segundo, Aline Morais, pesquisadora de longa trajetória sobre o tema o turismo rural, que traz recursos variados de atividades ao ar livre, sem aglomeração, em ambientes familiares semelhantes ao nosso, se destaca como segmento que apresenta espaços de bem-estar e de qualidade de vida.

“A qualificação para retomar o turismo de uma forma segura agora pode fazer a diferença na vida das pessoas que você estará atendendo. As propriedades que se destacaram nesse processo, que se preocuparam com isso primeiramente, com certeza vão ter um ganho. É importante destacar que esse momento é essencial, não só pro ressurgimento e retomada do setor, mas pra preservação da vida mesmo. (...) Quando as pessoas optam por um destino de turismo rural, elas estão optando pelo imaginário do rural, que vende qualidade de vida, qualidade de ar, boas experiências, boa comida”.

A Fazenda dos Cordeiros, engajada do Movimento Silva Jardim Sustentável, acredita que o Turismo EcoRural proporciona o desenvolvimento local sustentável.

Além da possibilidade de geração de renda adicional para as comunidades, o Turismo Rural pode contribuir para a revitalização econômica e social das regiões, para a valorização dos patrimônios e produtos locais, para a conservação do meio ambiente, além de otimizar a atração de investimentos públicos e privados em infraestrutura turística.

O reforço do turismo rural como promotor de renda e de trabalho ganha maior significância com os impactos de empregos no turismo, nesse contexto da pandemia.

Portanto, valorizar os segmentos do turismo que apresentam tendência de crescimento amplia as possibilidades de geração de renda e de emprego. O turismo rural é um dos segmentos do turismo que pode fortalecer esse processo de valorização econômica e social do meio rural, conforme destaca Sandra Carvão, da Organização Mundial do Turismo:

“os consumidores, que vão liberando as restrições das viagens, procuram entornos rurais, entornos abertos, entornos menos densamente procurados. Ao mesmo tempo, há nesses destinos rurais várias situações de despopulação, de declínio das atividades agrícolas, e o turismo pode ser uma ferramenta que ajuda a recuperar muitas das tradições e dos produtos locais. Temos visto, nos últimos anos, que o consumidor procura uma experiência mais local. O turista valoriza a gastronomia, valoriza o produto autêntico, as experiências de contato com as comunidades”.

A Fazenda dos Cordeiros alinhada com o Movimento Silva Jardim Sustentável, trabalha pela valorização das políticas públicas em nível nacional e local. Sabemos que para o desenvolvimento rural sustentável de um território específico, tem que haver uma coordenação forte, além da questão da colaboração Público-Privada. O setor público não tem capacidade para investir e chegar a todos os locais, por isso, é importante a participação do setor privado.

Um bom exemplo de Política Pública no meio rural, seria ampliar os serviços digitais, principalmente para os serviços turísticos. Outras necessidades seriam a melhoria da acessibilidade aos atrativos rurais existentes, com a estruturação de serviços de transportes, qualidade das estradas, formas de pagamento com menos contato físico, como em cartões de crédito ou débito com pagamento efetuado por aproximação ou transferências bancárias virtuais.

Fica um convite para você participar das atividades e da vida rural na Fazenda dos Cordeiros. Seu Movimento na direção de Silva Jardim com certeza contribuirá para um espaço sustentável. Uma cidade melhor, para todos.

O Movimento Silva Jardim Sustentável é formado por várias pessoas, entidade s e empresas da iniciativa privada. Com certeza sua visita estará colaborando efetivamente para o desenvolvimento territorial de Silva Jardim.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social