Sustentabilidade

Categoria: Educacional

Quem visita a Fazenda dos Cordeiros descobre a importância da palavra preservação, que tudo começa pela educação com no Projeto Aprendiz de Fazendeiro.

O Projeto Aprendiz de Fazendeiro realiza oficinas de educação ambiental alinhadas aos conteúdos do Ensino Médio e Fundamental. Como resultado da transmissão e do exercício da educação ambiental, na prática, acreditamos contribuir com uma iniciativa coletiva para de desenvolvimento sustentável.

Na Fazenda dos Cordeiros, as oficinas e as experiências estimulam novos paradigmas. Assim, vamos implantando e estimulando novas estratégias para a revitalização do Município, contribuindo para geração de emprego e renda, troca de conhecimento, mais saúde e qualidade de vida. Desta forma, as pessoas do campo vão sendo inseridas a novos olhares para o meio ambiente no qual vivem.

Através do Aprendiz de Fazendeiro são atendidos estudantes do ensino fundamental ao ensino universitário, da rede pública ou privada, do Brasil e do exterior. De forma indireta atinge-se os familiares e amigos pois os alunos saem estimulados a transmitir os conhecimentos novos aqui aprendidos. E de forma direta quando recebemos as famílias, pois podem visitar nossas atividades e experiências no turismo rural inclusive com hospedagem na Fazenda dos Cordeiros.

O Projeto Aprendiz de Fazendeiro - Educação ambiental, Ecoturismo e Turismo rural é uma estratégia para o desenvolvimento sustentável. Trabalhamos construindo, permanentemente, um diagnóstico participativo junto aos professores e estudantes buscando saber qual o nível de consciência da comunidade local sobre os problemas ambientais; que responsabilidade acreditam ter em relação à degradação ou preservação deste ambiente; que expectativas os diversos segmentos desta comunidade têm para as suas vidas e das gerações futuras; como percebem uma proposta de turismo rural como forma de melhorar sua educação ambiental e sua qualidade de vida ; qual é o grau de consciência das crianças e jovens das áreas rurais e urbanas sobre ambiente, preservação e sustentabilidade.

Estas informações foram primordiais no desenvolvimento do nosso projeto de Turismo EcoRural de forma a promover efetivamente a melhoria da qualidade de vida local.

Turismo EcoRural, Ecoturismo e o Turismo Responsável como uma estratégia para o desenvolvimento sustentável, também é, segundo a conceituação da EMBRATUR (1994) “... uma atividade multidisciplinar que se realiza no meio ambiente fora das áreas intensamente urbanizadas. É um turismo diferente, concebido por e com os habitantes deste país...”

O Turismo EcoRural, como gostamos de chamar, tem todos os requisitos para facilitar a realização de atividades educacionais focadas no meio ambiente.

Os conhecimentos científicos do Meio Ambiente ou da Natureza (como costumamos falar aqui), ligados à prática, vem construindo valores sociais, habilidades, atitudes e competências específicas. Trabalhamos no contexto dos ODS  que contemplam as cinco áreas de importância crucial para a humanidade as Pessoas, a Prosperidade, a Paz, as Parcerias e o Planeta, ​ voltadas para a obtenção do que está estabelecido pela Constituição Federal Brasileira (1988), que afirma que “...um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida...” e à sustentabilidade.​

O Aprendiz de Fazendeiro tem como parceiros o Movimento Silva Jardim Sustentável, Associação do Mico Leão Dourado , a Associação Cultural BANTU BRASIL , UNESCO , UNICEF , GRUPO Agenda 21 , BREDA’s University , Studio Why , UNIGRANRIO  e UNIRIO  dentre outros.

Podemos dizer que os principais objetivos do Projeto Aprendiz de Fazendeiro são:

Compreender e disseminar conceitos relacionados ao meio ambiente, a sustentabilidade, a preservação e a conservação.

Formar cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs.

Trabalhar com a inter-relação entre o ser humano e o meio ambiente, desenvolvendo um espírito cooperativo e comprometido com o futuro do planeta.

Aumentar as práticas sustentáveis bem como a reduzir os danos ambientais

Promover a mudança de comportamentos tidos como nocivos tanto para o ambiente, como para a sociedade.

Ensinar desde cedo as crianças aprendem a lidar com o desenvolvimento sustentável.

Destacar nas oficinas os temas como o consumo, recursos naturais, alimentação, crise ambiental, efeito estufa, tipos de lixo, coleta seletiva, reciclagem, dentre outros.

A Fazenda dos Cordeiros vem ao longo dos anos apoiando o desenvolvimento sustentável da área rural, principalmente no Município de Silva Jardim. Nossa equipe, proprietários, colaboradores e voluntários trabalham no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS- agenda 2030. Cabe salientar que realizou diversos seminários e oficinas em parceria com a Agenda 21, com UNIRIO e com a Lucila Martinez Calvi, Cátedra da UNESCO “ Cidade e Meio Ambiente” focadas na divulgação e promoção destes ODSs a nível local.

A Fazenda dos Cordeiros fica no distrito do Imbaú, município de Silva Jardim, estado Rio de Janeiro/Brasil. Tem áreas preservadas, protegidas e de produção agrícola. Composta inicialmente pela fragmentação de diversas pequenas propriedades rurais, trouxe uma singularidade no uso do solo para as atividades agroecológicas, de lazer, de educação e de conservação.

Está integrada à duas RPPNs, Cachoeirinha e Rabicho da Serra, Unidades Particulares de Conservação Natural, registradas pelo SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação, somadas às áreas de preservação permanentes, transformaram a Fazenda dos Cordeiros num habitat importante para diversidade fauna e flora da Mata Atlântica.

O Mico-Leão-Dourado - Animal endêmico na região, é um dos tesouros da Fazenda dos Cordeiros, junto com as matas nativas que abrigam algumas famílias de micos. De aí surgiu a parceria com a AMLD - Associação do Mico Leão Dourado, que há mais de 30 anos está cuidando da preservação do Mico-Leão-Dourado.

A AMLD realiza trabalho de relevância para preservação do habitat natural e com isso outros animais e espécies, tais como: preguiça de coleira (Bradypus torquatus), tamanduá mirim(Tamandua tetradactyla), jacaré do papo amarelo (Caiman latirostris), lontra(Lutrinae), suçuarana(Puma concolor), rato de bambu(Rhizomyini), beija flor preto e branco(Florisuga fusca), picapauzinho(Veniliornis spilogaster), tiê-sangue(Ramphocelus bresilius) e saíra(Tangara seledon), muitos entre outros. Destaca-se também uma grande variedade de anfíbios, répteis e insetos.

Somos uma fazenda de verdade que trabalha de forma integrada com os moradores de Silva Jardim e região. Fundamos o Movimento Silva Jardim Sustentável, que vem realizando importante trabalho visando contribuir com o desenvolvimento local e regional sustentado: humano, natural, rural.

Realizamos e promovemos cursos, caminhadas, encontros propiciadores do diálogo entre setores público e de privado, colaborando com iniciativas da Agenda 21, das Metas do Milênio e atualmente dos ODS- Metas 2030.

A Fazenda dos Cordeiros está engajada nos processos de desenvolvimento sustentável de todo o território de Silva Jardim, atraindo parceiros de universidades e entidades nacionais e internacionais buscando ajudar a proporcionar renda alternativa aos produtores locais de forma sustentável, além de promover a reflexão e ação visando um Projeto de Futuro para o território onde está inserida, com iniciativas para o desenvolvimento socioeconômico de localidades que têm a pretensão de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos.

Trabalhamos e produzimos de forma orgânica, certificados no sistema SPG-ABIO/RJ  com responsabilidade e com um olhar sensível para as boas práticas de respeito ao meio ambiente. Alguns exemplos:

Na área alimentar, os produtos da fazenda são agroecológicos: mandioca, milho, feijão, palmito de pupunha e de açaí, goiaba e côco, entre outros, produzidos no Jardim Sintrópico;

Na área vegetal: mudas de árvores nativas de Mata Atlântica no Horto A² e orquídeas (espécies nativas e híbridas), entre outros;

Animais domésticos: galinhas, perus, gansos, coelhos, patos, porquinhos da índia, entre outros;

Nossos equipamentos e infraestrutura são organizados para atender grupos de visitantes, alunos e professores, de forma que o desenvolvimento das atividades rurais, de lazer e educacionais sejam bem aproveitadas pedagogicamente.

A Fazenda dos Cordeiros é um bom modelo para estudar o tema sustentabilidade, biodiversidade e educação ambiental;

Os programas são baseados nos conteúdos de sala de aula;

A visita é orientada pelos proprietários que são produtores há mais de 30 anos;

Está localizada na região do habitat do Mico Leão Dourado;

Está inserida no entorno das Reservas Particulares do Patrimônio Natural - RPPNS; ( RPPN Rabicho da Serra e RPPN Cachoeirinha – são no total 85 hectares de reservas para a humanidade);

Recebe pesquisadores de vários lugares do mundo;

Tem convênios com universidades públicas e particulares, partindo da premissa de que é imprescindível estimular o turismo de forma harmoniosa com o meio ambiente somando conhecimento empíricos e científicos;

É produtora de mudas de Mata Atlântica, registrada no RENASEM, nº00283/2013 ( )

Nossas matrizes de árvores de Mata Atlântica foram georreferenciadas em parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro para coleta de sementes;

Tem rio com nascentes, cachoeiras e trilhas para caminhadas educacionais;

O aluno poderá interagir com animais domésticos de pequeno porte;

Além das nossas RPPNs , existem outras 22 unidades de conservação, inclusive a Reserva Biológica de Poço das Antas –REBIO, que integram parte dos 7% da área remanescente de Mata Atlântica existente no Brasil (IBAMA,1997).

Sabe-se que as RPPNs têm como natureza, o objetivo de proteger os recursos ambientais representativos da região, sendo considerada de relevante importância pela sua biodiversidade e pelo seu aspecto paisagístico. As mesmas podem ser utilizadas para o desenvolvimento de atividades de cunho científico, cultural, educacional, recreativo e de lazer, sendo, portanto, palco perfeito para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental.

Considerando a vasta biodiversidade da Mata Atlântica e a importância de uma educação ambiental focada na preservação dos ecossistemas naturais como forma imprescindível de sobrevivência, faz-se necessário e urgente sensibilizar todos os segmentos da sociedade para que percebam sua responsabilidade no processo de minimização dos impactos ambientais gerados pela inobservância de um desenvolvimento sustentável e humano.

Silva Jardim é um município de aproximadamente 20 mil, localizado na região da baixada litorânea, Bacia do Rio São João no estado de Rio de Janeiro, a falta infraestrutura básica tem ocasionado êxodo rural, que começa a se ver revertido nos últimos anos, com o retorno de jovens e outros profissionais que moravam nas áreas de Rio de Janeiro e São Paulo.

Começa a se desenvolver, na região, a consciência da necessidade de formar corredores ecológicos, assim como instrumentos para o desenvolvimento de programas educativos.

Entre as vocações principais deste território estão o Turismo EcoRural ou Ecoturismo ou Turismo Responsável, a produção Agroflorestal e de orgânicos. Este turismo oferece todos os requisitos para facilitar a realização de atividades educacionais focadas no desenvolvimento sustentável, onde os ambientes humanos, sociais, naturais ou silvestres urbanos e rural, se somam.

Essa atividade ajuda também na valorização dos espaços rurais, das unidades de conservação e entorno e a integração efetiva dos mesmos. O espaço rural oferece ar puro, água, fauna, flora e outras inúmeras riquezas naturais.

É sabido que somente projetos governamentais já não são mais suficientes para atender as demandas dos setores socioambientais. Desta forma, iniciativas da sociedade civil que se organiza favor da educação ambiental focadas em segmentos específicos e em trabalhos de profundidade são fundamentais para a solidificação de mudanças de comportamento.

Desde 2007 a sociedade vem se engajando na criação da Agenda 21 deste território, mobilizando boa parte da população para pensar o futuro do município. Esse trabalho propiciou a criação do MOVIMENTO SILVA JARDIM SUSTENTÁVEL, que vem se fortalecendo com uma visão multisetorial e de cooperação.

Desde 2015 o MOVIMENTO SILVA JARDIM SUSTENTÁVEL é uma realidade muito mais atuante e a equipe de proprietários e voluntários da Fazenda dos Cordeiros tem tido uma ativa participação na sua consolidação.

Reuniões, seminários e capacitações vêm sendo realizados e promovidos na Fazenda dos Cordeiros. As iniciativas do MOVIMENTO, também contribuem para criar a cultura do Turismo. Toda a comunidade aprende a criar melhores condições para a recepção e o acompanhamento do consumo responsável dos serviços turísticos. Esta cultura também minimiza impactos negativos ambientais e socioculturais e, ao mesmo tempo, promove benefícios econômicos para as comunidades locais e no entorno dos destinos.

Sabe-se que a formação de valores humanos se faz, primordialmente, nos anos de ensino fundamental e médio. Desta forma, a educação ambiental neste espaço rural direcionada a alunos de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio, apresenta-se como alternativa relevante na construção efetiva de melhores condições de vida para a população local e entorno e para o desenvolvimento de atitudes que interfiram positivamente na qualidade de vida do planeta.

O Projeto Aprendiz de Fazendeiro está acessível à segmentos historicamente sem acesso a conteúdo mais abrangentes que envolvem a educação ambiental no espaço da natureza. Pensamos em sustentabilidade como algo indispensável à vida das pessoas. Essa busca contínua é uma filosofia de vida compartilhada com milhares de visitantes. A gestão consciente dos recursos do planeta e as ações sustentáveis são vividas diariamente, compreendendo relevantes e inovadoras práticas socioambientais.

Prova disso, são os importantes compromissos e reconhecimentos nacionais e internacionais recebidos, que traduzem o alto índice de comprometimento da Fazenda dos Cordeiros em todos os projetos e parcerias desenvolvidas. Os resultados são percebidos na satisfação total das pessoas que usufruem de nossos serviços.

A Fazenda dos Cordeiros está oficializando seu compromisso signatário com o Pacto Global das Nações Unidas , nossa agenda está alinhada com as ações que iram guiar nosso planeta de 2016 a 2030. Nossas ações de sustentabilidade estão alinhadas a estes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Silva Jardim 2030.

Venham nos visitar, conhecer e se alinhar a essas propostas de trabalhos. Esperamos por você.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social