Abril Mineiro

Categoria: Eventos

Existe mês no calendário anual mais mineiro do que o mês de abril?

Eu acho que não...vejamos; o mês começa com o dia do mentiroso, 1º de abril, passa por Tiradentes, o pai da Inconfidência Mineira, no dia 21, o descobrimento do Brasil com Cabral enganando a corte de Portual no dia 22, São Jorge no dia 23 com o cavalo na Lua...e termina na véspera do dia do trabalhador…sem meras coincidências...é claro.

O mineiro não é mentiroso, mas gosta muito de contar histórias e de “prozear pros outros as belezuras de Minas”.
Tiradentes era mineiro de Ritápolis, muitos acham que é de Tiradentes ou mesmo São João Del-Rei, mas fez sucesso mas cortes do Rio de Janeiro e como bom mineiro que era morreu quietinho na dele...só virando mártir nacional muitos anos depois…

Pedro Alvares Cabral já tinha um toque de mineirice com suas descobertas casuais e São Jorge da Capadócia? Nem pensar, exite alguém que aprecie as belezas da lua, mais que o povo mineiro?

Mineiro é trabalhador, ah isso é! Então não sei porque o dia do Trabalhador ficou 1º de maio...deve ter sido em memória dos mineiros que trabalharam muito no mês anterior…

Brincadeiras e provocações a parte, aqui na Fazenda dos Cordeiros, amamos os mineiros, suas mineirices, suas guloseimas, seus artesanatos, seu mobiliário e principalmente suas histórias...Então no mês de abril mineiro paga meia na Fazenda dos Cordeiros e deixa sua história registrada. Afinal temos que homenageá-los com muito carinho e louvor.

O Turismo Rural no Estado do Rio de Janeiro deve ser muito grato ao estilo de ser do homem do campo de Minas Gerais, mesmo que hoje em dia esteja antenado nas modernidades e que utilizem as facilidades da vida moderna, eles não perderam suas características rurais e nos aqui no Estado do Rio de Janeiro, temos muito a aprender com eles.

Sabemos que o perfil do turista mudou. Hoje, toda a programação de uma viagem começa e termina com pesquisas na internet, por isso estar bem posicionado nesse mundo virtual é fundamental para ser encontrado mais facilmente no mundo real. Se a internet é uma importante aliada na conquista dos turistas, o que podemos dizer das conquistas pessoais, do bate papo descompromissado, dos passeios tranquilos em meio aos verdejantes campos? Tudo muito mineiro.

Estudos comprovam que sendo o Brasil um país com grande extensão territorial e muitas oportunidades, apenas 17% dos municípios recebem turistas com frequência. Para nossa sorte o Rio de Janeiro está entre as cidades mais visitadas do Brasil, inclusive por grande número de mineiros, que adoram nossas praias.

A Fazenda dos Cordeiros está localizada num pé de Serra, no município de Silva Jardim, habitat do Mico Leão Dourado a pouco mais de 100 km das praias de Búzios ou da Serra de Nova Friburgo. Ótimo lugar para todos os mineiros curtirem.

Se você é mineiro, carioca ou apenas gosta do estilo de vida “mineiro de ser”, venha curtir o mês de abril aqui com a gente na Fazenda dos Cordeiros, participando da programação especial temática sobre Minas Gerais.

Como todos sabem a culinária mineira é bem diversificada devido à variedade de ingredientes usados para o seu preparo. Pão de queijo, doce de leite, angu e feijão-tropeiro são apenas algumas das opções que você pode encontrar aqui na Fazenda dos Cordeiros.

Comidinha mineira, se você gosta, então, convide as pessoas que mais gosta para desfrutar essas delícias com você:

Feijão tropeiro; combinar feijão, bacon, ovos e couve só pode render coisa boa, não é mesmo? Essa é uma receita que utiliza ingredientes superacessíveis, mas que tem como resultado um prato pra lá de saboroso.

Tutu à mineira; essa é uma receita que leva muitos ingredientes usados na opção anterior, porém o resultado final é diferente. Aqui, o feijão fica com um caldo bem cremoso por causa do uso da farinha de mandioca, enquanto a anterior é mais sequinha.

Sopa de fubá; você já pensou em preparar uma sopinha de fubá com um toque de couve? O resultado é supersaboroso e uma ótima pedida para as noites mais frias, pois esse é um daqueles alimentos que até parecem um abraço, de tão reconfortante.

Angu ou canjiquinha mineira; opção para quem adora o sabor do fubá. Aqui, porém, podemos acrescentar um pouco de molho de linguiça calabresa, para os que não são vegetarianos. Esse toque faz com que o prato fique muito mais gostoso.

Galinha ao molho pardo; preparar essa receita não é simples. O molho pardo tem como principal ingrediente e o sangue da galinha. Pode apostar, o resultado é bem gostoso.

Vaca Atolada; é um prato que combina carne de boi com mandioca. Os ingredientes são cozidos por tanto tempo que quase chegam a derreter. O passo a passo não é difícil, mas é um pouco demorado, por isso, prepare seu apetite.

Rabada; muita gente tem preconceito com esse prato por ele ser feito com rabo bovino, mas você já pensou em deixar isso de lado e dar uma chance para um sabor novo? A chance de você achar o sabor gostoso é muito grande, então, vale a experiência!

Pernil à pururuca; feito no forno a lenha é um prato que conquistas vários paladares. A combinação de uma carne macia e uma casquinha crocante é praticamente irresistível, não é mesmo?

Frango com quiabo; a parte escolhida do frango para preparar essa receita é a sobrecoxa, que, quando combinada com o quiabo, resulta nesse prato superpopular em Minas.

Pão de queijo; a receita combina os polvilho doce e azedo, por isso, o resultado é muito gostoso. Como é difícil encontrar alguém que não goste de pão de queijo.

Torresmo; também é uma delícia, não é mesmo? E para fazer esse prato, usamos a panceta de porco e o passo a passo é supersimples, para conseguir um petisco crocante e com um sabor de dar água na boca.

Biscoito de polvilho; um clássico que faz sucesso.

Bolo de fubá; receita que lembra casa de vó. O bolo de fubá é supersimples, mas com goiabada faz com que o bolo fique pra lá de saboroso.

Doce de abóbora; sabe aquele doce que é supercomum em vendinhas de cidades do interior?

Goiabada cascão; só goiabas, açúcar, água e muito amor. Servida com queijo fica bem gostosa e conquista muitos paladares.

Doce de leite; é outro doce que faz sucesso entre os mais variados paladares. E sabia que para preparar essa delícia em casa você precisa de poucos ingredientes? O resultado é uma textura cremosa e ao mesmo tempo aveludada.

Para finalizar a programação a Fazenda dos Cordeiros preparou muitas brincadeiras, inspiradas no poema de Cora Coralina, que nos traz imagens que remetem à nossa infância.

“Meus brinquedos… Coquilhos de palmeira, Bonecas de pano, Caquinhos de louça, Cavalinhos de forquilha, Viagens infindáveis… Meu mundo imaginário, mesclado à realidade”. Cora Coralina (1985). São imagens permeadas por brincadeiras e espaços que nos ligam a um mundo que permanece vivo em nossas memórias. Ao brincar, a criança vive experiências, cria e recria o seu mundo, buscando o seu desenvolvimento e integração com o mundo do adulto.

Vamos as experiências únicas no mês de abril na Fazenda dos Cordeiros.

 

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social