Circuito Gaviões

Categoria: Eventos

Em outubro de 1921, a quase 100 anos, um cara chamado Benton MacKaye lá das Américas, apresentou ao mundo uma das ideias mais originais da história dos esportes de montanha: a trilha de longo curso. Naquele ano, ele publicou em Nova Iorque o seu projeto de sinalizar um caminho contínuo na cordilheira dos Apalaches desde o Maine até a Georgia, perfazendo um total de cerca de 3.600 km de trilhas. Sua ideia encontrou apoio amplo na comunidade excursionista, que começou a trabalhar voluntariamente na rota, cujo primeiro trecho ficou pronto em 1923. Em 1937 a trilha já estava toda sinalizada. O projeto, que hoje atrai cerca de dois milhões de Turistas todos os anos.

Hoje o Sistema Americano de Trilhas somam mais de 80 mil quilômetros de caminhos sinalizados e oficialmente protegidos. Do ponto de vista da conservação, essas trilhas funcionam como conectores de paisagens, equivalente aos nossos corredores ecológicos, tão bravamente defendido pela Associação do Mico Leão Dourado aqui em Silva Jardim e que temos implantado na Fazenda dos Cordeiros.

O Circuito Gaviões faz parte dos Circuitos de longa distância do Parque Estadual do 3 Picos, credenciados internacionalmente pelo IVV e assim como a ideia genial do Mackaye, esperamos logo ganhe adeptos caminhantes pelo mundo afora.

Lembramos que hoje há no mundo mais de 200 trilhas de longo curso. Em países ricos, como Inglaterra, Austrália, França, Canadá, Espanha e Alemanha há dezenas delas, mas mesmo em outras nações não tão famosos como Armênia, Eslovênia, Líbano, Chile, Argentina, Panamá, África do Sul, Coreia, Egito, Jordânia, Albânia e Hong Kong existem trilhas de longo curso completamente sinalizadas e em plena operação.

O conceito tem dado tão certo que no Brasil, além das experiências aqui na Fazenda dos Cordeiros outras em Silva Jardim estão em processo de implantação, como as trilhas para treinamento de Compostela na Fazenda do Luiz Paulo Viveiro de Castro ou das Fazendas Prisma e Renascer. Um dia, num futuro próximo, poderemos caminhar por todo o Estado do Rio de Janeiro em trilhas bem sinalizadas e seguras, por enquanto...vamos concentrar esforços pelos caminhos rurais…

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social