Circuito Reservas Naturais

Categoria: Eventos

O Circuito Reservas Naturais na Fazenda dos Cordeiros é circular, tem 6,5Km e é balizado nos padrões internacionais do IVV para que qualquer pessoa que deseje caminhar possa fazê-lo apenas usando o mapeamento fornecido pela Fazenda dos Cordeiros.

Na Fazenda dos Cordeiros, além das RPPNS Rabicho da Serra e Cachoeirinha e das áreas de preservação permanente, habitat do famoso Mico Leão Dourado, espécie ameaçada de extinção e endêmica dessa região, possuímos matrizes de árvores de Mata Atlântica, identificadas pelos técnicos da Jardim Botânico do Rio de Janeiro, monitoradas pelo Ministério da Agricultura Abastecimento e Pesca e pesquisadas pela EMBRAPA, que podem ser apreciados durante a caminhada.

Para se obter sementes florestais com qualidade é fundamental a escolha de árvores matrizes com características superiores às demais da mesma espécie, efetuando-se os procedimentos de marcação e mapeamento no campo, monitoramento, coleta e avaliação da qualidade das sementes.

Embora essenciais na recuperação de áreas degradadas e em sistemas agroflorestais existem poucas Matrizes identificadas da Mata Atlântica. Portanto, é imprescindível a obtenção de material propagativo com variabilidade genética, com a seleção de matrizes de diferentes procedências e com sementes de qualidade fisiológica conhecida. Deste modo, a Fazenda dos Cordeiros objetivou selecionar as árvores matrizes com sementes de maior qualidade fisiológica identificando e selecionando 75 árvores matrizes com características morfológicas da planta como: altura, diâmetro do tronco e da copa e qualidade sanitária.

Após a coleta, as sementes destas árvores são submetidas aos seguintes testes para avaliação das qualidades fisiológica e física: teste de germinação, primeira contagem de germinação, índice de velocidade de germinação, massa seca, comprimento de plântula, envelhecimento acelerado, teste de frio e emergência a campo.

A Fazenda dos Cordeiro socializa suas sementes com o grupo de 5 pequenos produtores rurais integrantes Projeto Juturnaíba Viva, responsáveis pela recuperação da Mata Ciliar do Rio São João, numa parceria com a Associação do Mico Leão Dourado.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social