Circuito Tere-Fri

Categoria: Eventos

O que o circuito Tere-Fri tem incomum com a Fazenda dos Cordeiros em Silva Jardim?

 

O Circuito Tere-Fri está localizado na estrada que liga as cidades de Nova Friburgo e Teresópolis, no coração da região serrana do Estado do Rio de janeiro. São 68 Km de lugares encantadores e aconchegantes dentro da Mata Atlântica. O cenário ideal para passeios, aventuras, esportes e descobertas.

 

Em todo o percurso da estrada, o clima da montanha convida a magníficos passeios e caminhadas em meio a belas paisagens, cercadas de muito verde, riachos de águas cristalinas, produção orgânica de frutas e legumes, Queijaria Escola, Apiário Amigos da Terra dentre outras atrações de Turismo EcoRural. Muitas dessas caminhadas são praticadas no entorno Parque Estadual dos 3 Picos.

 

O primeiro circuito de longa distância brasileiro, sinalizado nos padrões internacionais do Club Vosgien, denominado GR1, uma menção carinhosa ao circuito Europeu, que abrange os famosos Caminhos de Compostela, é exatamente no Parque Estadual dos 3 Picos.

 

Na Fazenda dos Cordeiros temos circuitos permanentes que conectam os municípios de Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Casimiro de Abreu, ou seja, assim como o Circuito Tere-Fri, fazemos parte do Circuito do Parque Estadual do 3 Picos, o GR1 brasileiro.

 

Se isso não fosse suficiente para conectar tão importantes iniciativas e parceiras públicas- privadas, ambos os circuitos foram implantados nos moldes europeus da região francesa da Alsace/Franca.

 

No ano de 1996 o Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento enviou o diretor técnico do Parque Regional dos Balons dos Vosges, Jean Marie Henry para analisar e avaliar as condições de desenvolvimento do Turismo Ecorural no Brasil. Nascia então a ideia dos circuitos Ecorurais no Estado do Rio de Janeiro, que depois veio a ser multiplicado em todo território nacional com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

 

Desenvolver a cultura do associativismo é fazer COM e não fazer Para. Isso tem sido o desafio das lideranças dos circuitos nos últimos anos. Para o fortalecimento dos laços institucionais no ano de 2003 a região da Alsace/FR organizou uma missão técnica com produtores rurais para conhecerem na prática politicas públicas francesas de desenvolvimento do Turismo Responsável, no Brasil denominado Turismo Ecorural.
 

Participaram desta missão dentre outros, Luiz Moraes do Apiário Amigos da Terra integrante do Circuito Tere-Fri e Ayrton e Ana Beatriz do Circuito da Fazenda dos Cordeiros, que fazem outras conexões entre os circuitos. Em 20 de outubro de 2018, tiveram a oportunidade de receber o M.Jean Klinkert, diretor do Club Vosgien e da Agência Departamental de Turismo do Baixo Reno na região da Alsacia, uma das entidades anfitriãs na missão de 2003.

 

O aprendizado é uma ação contínua assim como a inovação criativa necessária para estar sempre conectado com seu público e suas verdades, não abrindo mão do que acredita e que possa contribuir para um mundo melhor.

Convide amigos e familiares para conhecer a contribuir com nossos desafios: Movimento Silva Jardim Sustentável.

 

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social