Como plantar orquídeas na Mata Atlântica

Categoria: Eventos

Bem, como assim? Vocês devem estar se perguntando.

Um grande amigo biólogo, André Micaldas, um dia me disse, que orquídeas em cativeiro é como pássaros em gaiolas...será?

No Café com Orquídeas da Fazenda dos Cordeiros agora no mês de março, vamos tratar do assunto que com certeza todos aqui gostam.

Para isso, como já anunciado, estaremos recebendo especialmente o amigo Enrique Ruben Fernandez, fotografo de profissão, orquidófilo de coração da empresa Sítio Progresso em São José do Vale do Rio Preto(https://www.facebook.com/enriqueruben.fernandez.9)

No domingo, dia 22 de março de 2020, a edição mensal do Café com Orquídeas na Fazenda dos Cordeiros vai começar cedinho, às 9h00 com café da manhã e muitas surpresas além das explicações sobre reprodução, manejo de pragas e doenças e plantio na natureza.

Hoje em dia há muitas notícias um pouco preocupantes: muitas pessoas procurando informações nas Redes Sociais sobre orquídeas do mato ou orquídeas coletadas.

Plantar orquídeas na Natureza não é uma coisa muito comum, mas é importante. Você sabe por que?

Estas são as pesquisas que demonstram o interesse no tema que vamos abordar no Café com Orquídeas de março na Fazenda dos Cordeiros:

– “como cuidar de orquídeas do mato”;
– “onde achar orquídeas no mato”;
– “como identificar muda de orquídeas no meio do mato”;
– “como identificar uma orquídea no mato”
– “como plantar orquídea do mato”;
– “orquídeas do mato comprar” ;
– “orquideas pequenas do mato”;
– “para que eh bom a orquidea do mato”;
– “tipos de orquideas do mato”;
– “especies de orquideas do mato”;
– “encontra orquidea no mato”;
– “mato para pegar orquideas”;
– “minhas orquideas do mato”;
– “orkidias do mato da região do para”;
– “orquidea do mato mais comum”;
– “orquideas de mato em minas”;
– “orquideas são as mesmas que dão em arvores no mato”;
– “plantas orquideas do mato”;
– “tem orquideas no mato”;
e a mais legal:
– “www.orquideas do mato.com.br”;

Por isso na Fazenda dos Cordeiros vamos conhecer essa técnica e visitar o Sítio Renascente dos amigos Tatiana e Hécio, que acabaram de comprar 1000 orquídeas para plantar nas árvores da Mata Atlântica em sua propriedade

No domingo você vai aprender que existem boas práticas para o plantio de orquídeas na Natureza e que nunca devemos coletar plantas nativas. Lembra da história dos pássaros em gaiola?

A maioria das pessoas que estão procurando informações na Internet querem saber como cuidar daquilo que coletaram, onde coletar ou a melhor e mais correta ação; onde comprar mudas, o que fazer quando acha estas pobres plantas na mata e coisas assim.

Para quem não sabe, coletar plantas na Mata Atlântica é crime inafiançável, previsto no código florestal brasileiro

(https://www.matanativa.com.br/blog/lei-de-protecao-da-vegetacao-nativa/).

Antes de mais nada, no domingo, vamos fazer um a visita num Jardim de Orquideas, no Sítio Renascente, no Bairro do Estreito n, aqui no Imbaú mesmo, Silva Jardim/RJ. O cenário é lindo, muita Mata Atlântica, vinháticos, fruteiras, lago, nascentes, trilhas e muito mais...

Quem sabe, com sorte, avistaremos Gomes sa recurva (https://orquideasjph.wordpress.com/2017/02/03/gomesa-recurva/comment-pag... ), que sempre depois da florada apresenta vários pontos com esta plantinha brotado.

Outro exemplo? Entrando um pouco no mato, vemos as plantas mais antigas, provavelmente

Eurystyles actinosophila (https://www.flickr.com/photos/luizfilipevarella/albums/72157623768344020/),

Campylocentrum (https://www.jardineiro.net/plantas/campylocentrum-aromaticum.html),

Acianthera sonderana (https://sites.unicentro.br/wp/manejoflorestal/9092-2/), Barbosella(https://orquideasjph.wordpress.com/2017/04/19/barbosella-australis/),

Leptotes(https://www.colibriorquideas.com.br/leptotes-bicolor/prod-6312202/),

Pleurobotryum(http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062015000...),

isto sem contar as 1000 mudinhas da Carter & Holmes de Catleyas hibridas (https://www.carterandholmes.com/).

Viram só, com certeza caminhando e prestando atenção todos acharão alguma coisinha bacana em meio ao mundaréu de verdes da Mata Atlântica, onde vivemos. Imaginem só o que podemos achar na Natureza.

Na Fazenda dos Cordeiros podemos presentear nosso planeta, preservando, plantando, não retirando nada da Natureza, deixando fluir seu curso, sem grandes impactos, normalmente causados pelo homem. Aqui o maior barato é observar, fotografar, refletir.

Como sabemos, as orquídeas são plantas exigentes e especializadas e, consequentemente, sofrem com as interferências nas florestas. Elas possuem frutos em forma de cápsulas, capazes de armazenar, cada uma, até três milhões de sementes. As sementes não possuem reservas e só germinam ao encontrar ambiente propício. Assim, quando a cápsula explode, a matriz ‘aposta’ em muitas possibilidades, na expectativa de que pelo menos algumas caiam em um local ideal e uma nova planta germine.

Na Mata Atlântica um tronco no chão faz parte do ecossistema e da Natureza. Ela sabe o que faz. Ali no chão ela estará encerrando seu ciclo, mas ainda poderá florir e semear a região.

Independentemente de ser plantada em árvores vivas, em cascas de árvore, ou ainda em vasos, a orquídea deverá estar com suas raízes aparadas, principalmente as raízes da parte traseira. Os vasos devem ser proporcionais ao tamanho da planta. Uma maneira bem prática para estabelecer o tamanho do vaso é colocando a traseira da planta encostada na borda interna. Deixa-se sobrando dois dedos da outra borda.

Pega-se a orquídea com a mão esquerda, revestindo as raízes com substrato apropriado, tomando o cuidado para deixar o rizoma na parte superior e totalmente descoberto. A seguir, coloca-se a planta dentro do vaso, com a parte traseira encostada na sua borda, e a parte dianteira voltada para dentro do vaso. Depois, completa-se o vaso com xaxim, apertando-se levemente em volta da planta.

Se for necessário, coloca-se um tutor de madeira ou bambu para manter a orquídea ereta. Esta deve ficar em lugar sombreado e arejado, diminuindo-se as regas.

No domingo, vamos aprender a plantar orquídeas em árvore viva. As árvores ideais para este tipo de cultivo são aquelas que perdem as folhas durante o inverno, favorecendo a luminosidade da planta, justamente quando o sol é mais brando. Já no verão, as árvores ficam enfolhadas e protegem as orquídeas de queimaduras.

Plantar orquídeas em árvores é simples. Basta apenas amarrar a orquídea no tronco com um pedaço de barbante. Este tipo de cultivo não requer transplante nem rega. Certo?

Agora que cuidados devemos tomar para que a nossa mudinha cresça sem doenças e pragas, que produza flores bonitas e perfumadas todos os anos e que não interfiram no ambiente no qual serão plantadas? Aqui na Fazenda dos Cordeiros, estaremos trabalhando para tirar suas dúvidas.

E para os interessados no plantio em cascas secas de árvores, também poderemos orientar, como por exemplo ao fazer dois furos, pegar a orquídea que se deseja plantar e faz-se uma boa limpeza em suas raízes e folhas. Depois disso, coloca-se um pouco de esfagno (https://www.cultivando.com.br/o-que-e-esfagno-e-como-usar-em-orquideas/) molhado sob as raízes e faz-se a amarração da orquídea, com barbante ou um arame, utilizando-se os furos feitos na casca.

Em pouco tempo, a orquídea estará enraizada e servirá como uma bela peça de decoração de jardins ou de varandas de casas.

Então, venha participar com a gente da próxima edição do Café com Orquídeas na Fazenda dos Cordeiros, domingo, dia 22 de março de 2020, começando as 9h. Esperamos por você.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social