“Farm to Table” Alimentação Saudável

Categoria: Eventos

Não é de hoje que a Fazenda dos Cordeiros busca por uma vida saudável com alimentação equilibrada.

Hoje uma tendencia mundial, a Fazenda dos Cordeiros já aderiu ao movimento conhecido como “Farm to Table”, que na tradução literal significa da fazenda para a mesa.

A ideia é reduzir os intermediários entre produtos e consumidor, valorizando as a qualidade dos produtos, em nosso caso, todos produzidos aqui mesmo na Fazenda ou pelos amigos do SPG- Sistema de Participação de Garantia, certificados pela ABIO/RJ.

Ou seja, aqui na Fazenda dos Cordeiros cultivamos legumes, hortaliças, frutas e criamos galinhas, patos, coelhos e outros animais que serão servidos aos hóspedes com a certeza de um produto saudável e fresco.

Quer sair de férias e manter uma alimentação saudável e equilibrada, venha pra Fazenda dos Cordeiros que oferecem isso com maestria!

A Fazenda dos Cordeiros está localizada no distrito do Imbaú, Silva Jardim, Rio de Janeiro, com duas RPPNs de Mata Atlântica é um verdadeiro oásis de paz e lazer.

Uma imensa área verde, habitat do Mico Leão Dourado (Leontopithecus rosalia), chama a atenção logo que se chega.

O espaço foi realmente criado e pensado para que o conceito “Farm to table” fosse levado a sério.

Os hóspedes podem realmente vivenciar o dia o dia de uma fazenda de verdade, acompanhando desde a criação dos animais e do cultivo da horta até a produção artesanal de pães e doces.

O resultado é uma experiência de conexão com a natureza intensa, que se completa com o momento das refeições.

A cada dia um menu diferente é servido e o critério para elaboração dos pratos segue a sazonalidade dos alimentos cultivados por lá.

A Fazenda dos Cordeiros proporciona uma verdadeira experiência gastronômica no pé da Serra do Parque Estadual dos 3 Picos.

Ingredientes frescos da horta honram os sabores nativos em todos os pratos inspiradores preparados dentro dos conceitos tradicionais da “comidinha da roça”.

A gastronomia sempre muito bem falada da Fazenda dos Cordeiros é uma mistura da cozinha moderna combinada com as tradições antigas da culinária local tradicional, integrando as colheitas abundantes com as técnicas agro florestais, o que resulta em pratos inovadores e que ao mesmo tempo respeitam a natureza.

Para conectar os hóspedes em todos os sentidos com os sabores rurais, os visitantes ganham um tour repleto de surpresas por entre os jardins sintropicos de cultivo.

Em meio às paisagens férteis e em contato com os tradicionais agricultores que cultivam produções naturalmente orgânicas de maneira muito parecida como a que se fazia desde os tempos coloniais, os hóspedes vivenciam uma experiência gastronômica completa e se aproximam do coração da cozinha caipira

A Fazenda dos Cordeiros vem sendo considerada a mais romântica do Estado do Rio de Janeiro não só pela forma acolhedora e familiar que recebe seus hospedes, mas porque possui um Jardim Sintrópico, com horta orgânica iniciada no final de 2006 com o objetivo não só de atender as necessidades de matéria-prima, mas principalmente para ser a base de um pensamento sustentável na gastronomia.

Por meio dela, a Fazenda dos Cordeiros consegue gerenciar parte dos resíduos orgânicos, criando um ciclo de reaproveitamento e consumo consciente.

A horta é sazonal e a cada época do ano fornece produtos diferentes, mas o bom exemplo são os PANCs de todos tipos, brotos e flores comestíveis (sazonal), capim-santo, gengibre, cúrcuma e chás diferenciados, dentre outros.

Na Fazenda dos Cordeiros além do exuberante Jardins Sintrópico, inspirado nos conhecimentos do Ernest Goesth, temos as RPPNs Rabicho de Serra e Cachoeirinha, onde estão protegidos os Mico Leões Dourados.

Nas RPPNs, temos mais de 75 matrizes de árvores de Mata Atlântica, identificadas pelo Jardim Botânico da Cidade do Rio de Janeiro, monitoradas pela EMBRAPA, protegidas pelo ICMBio e apoiadas pela Associação do Mico Leão Dourado.

Na Fazenda dos Cordeiros produzidos mais de trinta variedades de ervas e vegetais, dependendo da época, lemongrass, salsa, alecrim, manjericão, hortelã, coentro, beterraba, berinjela, jiló, aboboras, inhame, brócolis e cebola, dentre outros.

Além de provar dos sabores naturais cultivados na Fazenda dos Cordeiros, o hóspede consegue fazer uma visita guiada com os produtores para saber mais sobre os ingredientes produzidos na horta e discutir a filosofia por trás do cardápio da Fazenda dos Cordeiros.

A Fazenda orgânica dos Cordeiros é para poucos e bons hóspedes.

É a primeira Fazenda a levar o conceito “Farm to Table “ para o Brasil, e faz isso com maestria em seus mais de 500 hectares de área verde, onde cultiva praticamente tudo que oferece em suas refeições.

No caso de alimentos que não produz, só se compra de fazendas orgânicas parceiras de SPG e vizinhas, garantindo a qualidade de tudo que oferecem – assim como também são fornecedores de frutas e legumes de praticamente toda localidade, garantindo que agrotóxicos não entrem na região.

Então que tal aproveitar o finalzinho das férias e vir curtir uns dias extras na Fazenda dos Cordeiros, agora com sistema de fibra ótica garantindo bons dias de relaxamento pra família e trabalho on line pros que ainda precisem, por alguma questão!

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social