Jardim das Delícias Versão final de ano 21/22

Categoria: Eventos

A Fazenda dos Cordeiros vai participar da segunda edição dos Jardins das Delicias esse ano na cidade do Rio de Janeiro.

O Jardim das Delicias é uma iniciativa da Reserva Botânica e conta com a colaboração da organização da Quitanda Natural. A intenção é aprofundar o conceito de produção associada, compreendendo a forma e, especialmente, os benefícios da sua integração; além da importância do correto entendimento sobre a complexidade dos setores produtivos que compõem o sistema Agroecológico no Estado do Rio de Janeiro.

Recentemente uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, identificou nove setores que serão significativamente impactados por oportunidades geradas no que está sendo chamado “mundo novo”, pós pandemia. Essas oportunidades - para cada um dos setores identificados - se apresentam em momentos distintos de uma linha temporal. A “Produção Associada”, é, por natureza, um encadeamento produtivo e interativo entre diversos setores e estruturas. Esse encadeamento necessita de atores locais em seus arranjos produtivos, mas pode também agregar outros setores como forma de fortalecimento econômico de seu sistema.

A produção associada, no caso da Fazenda dos Cordeiros, se configura nesse contexto, agregando valor ao turismo por meio de produtos com identidade local.

A princípio, considera-se como produção associada ao turismo qualquer atividade desenvolvida em uma localidade, que seja capaz de compor a atratividade de um destino e diversificar a oferta turística.

Os exemplos mais comuns são o artesanato e a produção agropecuária, mas manifestações culturais e a própria gastronomia também podem ser avaliados como produtos associados ao turismo.

O desenvolvimento de eventos com foco na integração de produtores e produtos, tem sido uma pratica sustentável em Silva Jardim, tem se mostrado uma estratégia bastante acertada, capaz de gerar benefícios em toda a cadeia produtiva das atividades ditas associadas.

Ao provocar um novo olhar sobre o território e identificar novos produtos com identidade local e cultural, Silva Jardim se fortalece pela diversificação da sua oferta, ganha desenvoltura e se torna distinto, único e mais competitivo.

Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante que as atividades locais tenham condições de elaborar roteiros e atividades, com atributos peculiares, a fim de comercializar produtos diferenciados, podendo explorar nichos de mercado mais segmentados e específicos.

O Jardim das Delicias vem se consagrando como referência de qualidade para produtos, produtores e publico, contudo, o mais evidente dos benefícios é a inclusão de pequenos negócios na economia local. São agricultores familiares que, embora sempre estivessem presentes no território, não vislumbravam as oportunidades de uma atividade econômica sustentável que passava a sua margem.

Para esses pequenos produtores rurais, o Jardim das Delícias com conceito de produção associada trouxe à luz, a possibilidade de um total reposicionamento frente à abertura de um novo canal de mercado, que valoriza o seu trabalho, a sua arte e suas tradições; mais do que isso, esses agricultores passam a se sentir parte importante do Desenvolvimento Sustentável de Silva Jardim, divulgada em todas as mídias e para pessoas de todos os lugares, trazendo assim um sentido de pertencimento, de orgulho por ser reconhecido em contribuir para a formação da cultura e identidade local.

Essa elevação da autoestima é capaz de provocar também a busca pela excelência de produtos e serviços e ainda estimular produtores vizinhos a se organizar e aproveitar as mesmas oportunidades.

Na Fazenda dos Cordeiros, onde produzimos orgânicos, docês, pães, mudas de Mata Atlântica e Turismo EcoRural, verificamos que a atividade econômica de um setor da produção associada ocorre, na sua dinâmica específica, sem uma dependência exclusiva do turismo.

A atividade turística pode ser vista essencialmente como um novo canal de acesso a mercado, em outras palavras, como uma oportunidade de demanda criada por turistas dispostos a comprar produtos e serviços que potencializem e materializem a experiência vivenciada em Silva Jardim.

As oportunidades surgem na mesma proporção que os desafios para aproveitá-las, e isso evidencia a necessidade de preparação dos atores locais diante das novas exigências advindas da ampliação de mercado.

Jardim das Delícias – Pra ser Sustentável tem que ser divertido!

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social