Lembrar é reviver

Categoria: Eventos

“Tempos Modernos” (https://www.youtube.com/watch?v=HAPilyrEzC4). É tempo de lembrar e reviver o genial Charles Chaplin que tanto nos embalou com seus filmes, músicas e tudo mais de bom e de melhor da Cultura mundial.

Quem diria que seu filme “Tempos Modernos” pudesse ser tão atual em tempos de quarentena contra o Corona Vírus...

E foi matando a saudade de bons momentos que a turma da Fazenda dos Cordeiros está relembrando experiencias inesquecíveis como por exemplo nosso último evento com amigos em 2020, antes da quarentena;

O CarnaRural!

Na Fazenda dos Cordeiros o CarnaRural é uma tradição para quem gosta de curtir um carnaval diferente, entre amigos, em plena Natureza, com boa música e boa mesa, tudo dentro da melhor tradição do espaço rural, que vivemos, protegemos e valorizamos.

Na verdade, é bom lembrar, que o carnaval, como conhecemos, tem sua origem da expressão latina "carrum navalis", um tipo de alegoria em forma de barco na qual os romanos abriam as cerimônias realizada nos Séculos VII e VI a.C.

Para outros estudiosos, o carnaval teve origem no ano 590 d.C. quando Jorge, o Grande, mudou a Quaresma para a quarta-feira anterior ao sexto domingo que precede a Páscoa. Ou seja, uma referência aos antigos pagãos. O povo homenageava os deuses greco-romanos em grandes festas. Estas celebrações, normalmente aconteciam em novembro e dezembro, acompanhadas de muito vinho e festas.

Então podemos afirmar que danças, festas, músicas e comemorações, sempre fizeram parte da vida da Humanidade e das sociedades, certo?

A partir do Sec. IV, a Igreja fortalecida elaborou um calendário oficial que continha as festas litúrgicas de Natal, Quaresma e Páscoa no calendário Juliano.

Como a Igreja regulava altos padrões morais, não eram permitidas uma série de eventos na Quaresma, como a realização desses festejos.

Então o povo aproveitava o último dia antes do início da Quaresma para fazer tudo o que desejassem.

Foi assim que Veneza lançou moda e ficou famosa, irradiou o modelo de carnaval que ainda hoje caracteriza a celebração, com pessoas mascaradas e desfile de carros alegóricos.

Na Fazenda dos Cordeiros, o CarnaRural é uma das atividades que realizamos para manter viva a cultura popular tradicional rural, recebendo influência do folclore e das crenças locais, adquirindo características cada vez mais pessoais e criativas.

O Baile da Nega do Biju, uma das tradições do CarnaRural da Fazenda dos Cordeiros, provocamos o encontro para cultuar a música e o samba além de outros costumes da cultura africana tradicional como a produção de farinha de mandioca.

“...Nega do Biju é do Imbaú, Nega do Biju é do Imbaú

Nega do Biju, pra que é que você vem? 

Nega do Biju, pra que é que você vem?

Venho na vendinha pra vender farinha

De vestido novo pra alegrar o povo...” bis

Letra e música familiar - Berli e Eduardinho Cordeiro com Alexandre Toscano

O CarnaRural começa com a “oficina” de fantasias, depois a decoração do Galpão do Espantalho, ajustes dos instrumentos, seleção das músicas e harmonia, tudo com o talento participativo de todos os presentes.

Na Fazenda dos Cordeiros o CarnaRural é sempre único, protagonizado por todos que participam naquele ano.

Refazendo histórias como da importante influência da população rural para o carnaval da cidade do Rio de Janeiro que, atraídas por novas oportunidades de trabalho no final do século XIX, introduziram um mínimo de organização nos grupos do carnaval carioca, nesta época ainda com grande influência da herança do carnaval português.

Hoje em dia, o carnaval da cidade não é mais o mesmo...como dizem os saudosistas. Verdade ou não com certeza o grande número de componentes nas escolas de samba, tirou muitos sambistas da pista. A direção das escolas passou a lidar com o alto custo financeiro das apresentações. Pessoas passaram a ser pagas a fim de obter um sucesso maior para a escola. Com isso, parte das raízes folclóricas e da autenticidade se apagaram infelizmente, tornando a competição entre as escolas a atração principal da festa.

De maneira geral, existe um esforço no resgate gradual dos desfiles antigos, que eram exatamente a essência de pureza e ingenuidade, características do bom carnaval, que você vai encontrar aqui no CarnaRural da Fazenda dos Cordeiros.

Desta forma, o Carnaval tem um papel importante no conjunto de fatores político, econômico, cultural e social que se modifica com o tempo e recebe influência direta de mudanças históricas. Em outras palavras, a pessoa e a vida são consequências do momento.

Por isso a Fazenda dos Cordeiros não pode deixar passar em branco, em tempos de isolamento social, a importância dos amigos que participaram alegremente do CarnaRural de 2020, último evento na Fazenda antes da parada total do mundo.

Nossos eternos agradecimentos ao Luiz Albuquerque(https://www.facebook.com/luiz.albuquerque1), amigo de muitas caminhadas no sentido mais lato da palavra e o cara mais “Lindão”, que já passou por aqui. Com ele a Leila Ribeiro(https://www.facebook.com/leilabarretoribeiro), que também gosta muito de caminhar e nunca se perde...mesmo quando seu inseparável celular não funciona e seus óculos perdidos. O casal Tânia e Luiz(https://www.facebook.com/tamaraludovisky/ ), ele sempre com boas historias pra contar...mesmo que sonolento após os exercícios de levantamento de garfo, ela, muito calma, zen e tranquila, quase como sinônimos e muito atenta as receitinhas PANCs(http://autossustentavel.com/2018/04/pancs.html) do dia a dia do CarnaRural.

Pela primeira vez...mas com certeza, não a última, tivemos o prazer de receber a família da professora Clara Carvalho(http://www.dtur.uerj.br/?tp-team=clara-carvalho-de-lemos) da UERJ de Teresópolis, muito antenada no Movimentos Sustentável de Silva Jardim(), principalmente com seu viés do Turismo EcoRural responsável. Seu desafio na reestruturação do Circuito Tere Fri (http://www.blogviagem.com.br/circuito-tere-fri-qual-melhor-atracao/), reativou a necessidade do fortalecimento dos Circuitos EcoRurais (https://lume.ufrgs.br/handle/10183/193312) no Brasil e o nosso envolvimento na Formatação do Circuito EcoRural do Imbaú(http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/dados/txt_594613450.pdf).

Tatiana, Hécio, vizinhos do Sitio Renascente e amigos do Circuito EcoRural do Imbaú, participaram com seus vinhos, quitutes e animação de sempre.

Finalmente, completando a turma, o agradecimento especial a todos que fazem a diferença em nossos CarnaRurais, D.Elza sempre colaborando na cozinha com seus quitutes portugueses, D.Berli animação em pessoa com seus 85 anos bem vividos e festejados no acordeom ou no piano...sempre temos música. Hugo, Sandra e os netinhos, cuidando dos detalhes da infraestrutura necessária para o prazer de todos ou mesmo animando o baile na seleção dos bons vinhos. Além desses foliões, não podemos esquecer nossos colaboradores que trabalham brincando para nada faltar em nossa Festa: Nilda, Mazinha, Emilinha, Zé, Liezi, Paulinho e Vanessa.

Nosso muito obrigado a todos, na certeza de tempos melhores e muitos encontros. Vamos Movimentando.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social