Turismo EcoRural e Agricultura Familiar

Categoria: Eventos

Em Silva Jardim onde está localizada a Fazenda dos Cordeiros, município eminentemente rural, ainda não despertou pro potencial do Turismo Responsável, que aqui gostamos de chamar EcoRural.

Sabemos que no contexto da globalização, o turismo é uma atividade econômica de suma importância, que ao comercializar paisagens e lugares, se manifesta também como um fenômeno que produz diversas implicações socioespaciais culturais, ambientais e políticas, dentre outras

Considerando o debate acadêmico em torno de novas modalidades de turismo e da idéia de um turismo sustentável ou responsável como desenvolvimento econômico, procuramos na Fazenda dos Cordeiros, trabalhar com o segmento do turismo rural, e especialmente, com o turismo rural na agricultura familiar (TRAF), que nos é mais familiar e adequado ao local onde a Fazenda dos Cordeiros está inserida.

No Planejamento da Fazenda, adotamos uma abordagem geográfica contemporânea em torno do turismo rural na agricultura familiar, analisamos o processo de implantação e de desenvolvimento de Circuitos de Caminhadas na Natureza da Anda Brasil, da qual somos filiadas.

Estamos sempre identificando novos parceiros empreendedores locais, com ênfase nas implicações do turismo, na agricultura familiar e com base na apreensão da experiência empírica da comunidade local estabelecemos uma relação entre o debate teórico, no sentido de contrastar a retórica presente na exacerbação do turismo como vetor de desenvolvimento sustentável, com as implicações do turismo rural na agricultura familiar.

Trabalhamos com base nos estudos do MDA  e utilizando a proposta teórico-metodológica do professor Milton Santos (1996), “... apreender a influência de fenômenos de outras escalas geográficas até a global...”

Na Fazenda dos Cordeiros, aplicamos também alguns conceitos trabalhados por Santos – como evento, “...situação e periodização para a delimitação do objeto de pesquisa; e verticalidades, horizontalidades e intencionalidades...”, entre outros, no estudo empírico.

Na verdade tentamos alavancar a maior parte da oferta de lazer e turismo já existente na localidade, antes mesmo da criação do Circuito, que porém não se encontra organizada como um produto turístico.

Atualmente no distrito do Imbaú, podemos afirmar que existem mais de 20 empreendimentos entre eles propriedade de agricultores familiares, produtores rurais, espaços culturais, associações e ONGs.

Apesar da nossa ênfase nos agricultores familiares como maiores beneficiários do Turismo EcoRural, verificamos que os empreendedores com maiores benefícios e lucros, são os produtores rurais pelos investimentos realizados, principalmente pela falta de politicas públicas condizentes,

Tais atores exógenos ao lugar disseminam objetos, ações e valores verticais, que se chocam e acabam coexistindo com os nossos objetos, de forma complementar, as ações e os valores horizontais.

Nesse jogo de ações e intencionalidades, surge uma diversidade de situações, que, por um lado, levam os agricultores familiares a se adaptarem às exigências do mercado e a incorporam uma racionalidade econômica global, mas por outro, permitem a estes, fazer valer suas estratégias e posições em torno da gestão do empreendimento, da unidade de produção e vida familiar, bem como do próprio Circuito.

É ver para crer...e participar para colaborar, como no exemplo do Bike Tour liderado por jovens da comunidade é que a Fazenda dos Cordeiros é parceira.

Dia 12 de março de 2022, venha participar do nosso Bike Tour por um Turismo Responsável em Silva Jardim.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social