Caminhadas na Natureza

Categoria: Parceiros

Esta publicação é fruto de uma Caminhada.
Encontros, reflexões e muito mais... que ao longo dos últimos 30 anos consolidaram uma abordagem ao turismo com perspectivas mais ampla e complexa do que simplesmente uma atividade econômica, como vem sendo tratado.

A Fazenda dos Cordeiros com o Circuito de Longa Distância do Mico Leão Dourado participou do ENAP e da publicação do livros com todos os Circuitos brasileiros.
A Fazenda dos Cordeiros é filiada a Confederação Brasileira de Caminhadas e Inclusão Social – Anda Brasil.
A Anda Brasil é responsável pela Gestão, Inovação e Promoção das Caminhadas na Natureza em todo território nacional. Essa organização, vem desde 1996, realizando atividades que procuram unir a reflexão acadêmica ao enfrentamento das fragilidades sociais, reunindo e articulando com formadores de opiniões interessados em aplicar critérios ético-valorativos à criação, gerenciamento e avaliação de modelos inovadores de intervenção e desenvolvimento local com os Circuitos EcoRurais de Caminhadas na Natureza

A Anda Brasil foi fundada em agosto de 2006 durante a realização do evento internacional WALKING RIO, com o objetivo de promover os Circuitos EcoRurais, que fazem parte do Turismo de Base Comunitária. Formatando, fortalecendo, capacitando e promovendo, as Caminhadas na Natureza, nossa rede de relacionamento é fortalecida, com a participação das organizações locais dos circuitos; e a participação nos Conselhos Municipais, Regionais, de Turismo Rural, Agroturismo, Câmaras Temáticas de Legislação, Segmentação do Conselho Nacional de Turismo e pela Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar (REDE TRAF) indo até relações internacionais de cooperação com a FFSP (Federação Francesa de Esportes Populares), Club Vosgien, Parque Regional dos Balons dos Vosges, ADT (Agencia Departamental de Turismo da Alsacia na França) e com o IVV (Federação Internacional de Esportes Populares com sede na Alemanha) dentre outras.

O principal objetivo da Anda Brasil é consolidar o produto “Caminhadas na Natureza”, no território nacional de forma a contemplar as diversidades regionais integrando os projetos turísticos com desenvolvimento regional sustentável, direcionado ao mercado nacional e internacional.

A Caminhada na Natureza é capaz de estimular e promover o desenvolvimento local de forma sustentável, contribuindo para:

Ampliar a cultura do associativismo no ambiente rural;

A manutenção do caráter complementar dos produtos e serviços do Turismo Rural em relação as demais atividades tipicamente agrícolas;

Dar qualidade ao produto turístico;

Diversificar a oferta turística;

Estruturar os destinos turísticos;

Ampliar e qualificar o mercado de trabalho;

Aumentar a inserção competitiva do produto turístico no mercado nacional;

Aumentar a taxa de permanência e gasto médio do turista.

A Anda Brasil trabalha para que o turismo no Brasil contemple a diversidade regional, gere produtos marcados pala brasilidade, propicie a expansão do mercado interno e a inserção efetiva do país no cenário turístico mundial. A geração de emprego, ocupação e renda, a redução das desigualdades sociais e regionais e o equilíbrio da balança de pagamentos sinalizam o horizonte a ser alcançado palas ações estratégicas e a Caminhada na Natureza pode facilitar esse processo.

Compreender a proposta da Anda Brasil é assimilar a noção de território como espaço de interação do homem com o ambiente, dando origem a diversas formas de se organizar e se relacionar coma natureza, com a cultura e com os recursos de que dispõe. Essa noção de território supõe formas de coordenação entre organizações sociais, agentes econômicas e representantes políticos, superando a visão estritamente setorial do desenvolvimento. Incorpora, também, o ordenamento de arranjos produtivos locais e regionais como estratégico, dado que os vínculos de parceria, integração e cooperação dos setores geram produtos e serviços capazes de inserir no processo de desenvolvimento local as unidades produtivas de base familiar, formais e informais, micro e pequenas empresas, que se reflete no estado de bem- estar das populações.

Considerando o potencial das atividades de turismo rural, as Caminhadas na Natureza podem se transformar no fator diferencial competitivo do turismo no interior do Brasil. A formatação de Circuitos EcoRurais com Caminhadas na Natureza, deve enaltecer e respeitar as seguintes diretrizes básicas internacionais:

Fomento à produção e disseminação dos conhecimentos;

Criação e disponibilização de rede de informação;

Estímulo à criação e fortalecimento de instituições e órgãos representativos do Turismo Rural;

Estabelecimento de convênios, acordos e parcerias institucionais e intersetoriais,

Identificação de fontes de cooperação e captação

Fomento e apoio a iniciativas de pequenos e micro empresas

Elaboração e efetivação de estratégias e ações eficientes para a promoção e comercialização de produtos e serviços;

Criação de mecanismos que priorizem a qualidade de produtos e serviços;

Identificação de diferentes necessidades de capacitação;

Elaboração conjunta de políticas, programas, planos e projetos específicos de profissionalização;

Promoção de cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional

Promoção de eventos locais, regionais; nacionais e internacionais;

Promoção de encontros e intercâmbio;

Planejamento do desenvolvimento territorial de forma integrada e participativa.

O Projeto “CAMINHADAS NA NATUREZA” é uma proposta para estimular e promover o desenvolvimento territorial sustentável atuando dentro dos conceitos adotados internacionalmente conhecido como “Esportes Populares”, a ideia nasceu na França após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de estimular as atividades comerciais no interior dos estados e na periferia das cidades grandes, então, destruídas pela guerra.

Com o crescimento da atividade turística, tais atividades começaram a ser utilizadas como fator de integração entre as populações regionais em função dos diversos atrativos regionais. É denominada “popular” porque pode ser praticada por todos (segmentos econômicos, faixas etárias, classes sociais, pessoas com necessidades especiais e em grupos ou individualmente), o que fortaleceu o processo de inclusão social no pós-guerra.

Hoje, as Caminhadas são praticadas em 55 países, atendendo mais de 20 milhões de caminhantes no mundo, organizadas localmente em circuitos, regionalmente em federações, nacionalmente em confederações e internacionalmente normalizada pelo Internacionaler Volksporter Verbunder – IVV, Federação Internacional dos Esportes Populares (https://www.ivv-online.org).

No Brasil, é praticada desde 1986, inicialmente no circuito Ecorural da Ponte Branca em Nova Friburgo – RJ, depois, em 2006 com a criação da ANDA BRASIL, Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão social em mais de 500 circuitos (https://www.andabasil.com.br).

A Anda Brasil utiliza o termo “Caminhadas na Natureza” por considerar mercadologicamente mais adequado. “Popular” no Brasil induz à idéia de “baixa renda” o que restringiria a abrangência da proposta, que pretende incluir a participação de todos os segmentos econômicos, faixas etárias e classes sociais no país

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social