Turismo EcoRural x Turismo Responsável

Categoria: Parceiros

Jean Marie Henry, um amigo e diretor do Parque Regional dos Ballons dos Vosges, na região da Alsace, França, sempre disse que o Turismo só é bom para turista se for bom para a população local. Na França eles chamam isso de Turismo Responsável.

Na década de 90, o IRCOD – Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento francês, colaborou na formatação dos primeiros circuitos de Turismo EcoRural no Brasil, com orientações técnicas do Jean Marie.

Hoje, na Fazenda dos Cordeiros, quem vem fazer turismo, sente que está contribuindo com o Desenvolvimento Sustentável local. Aqui você tem a oportunidade de se relacionar com os moradores, trocar ideias, experimentar as coisas simples da vida no campo ao mesmo tempo que valoriza e contribui para preservação do meio ambiente.

Segundo a Lei Federal 9985/2000 "As Reservas de Desenvolvimento Sustentável são áreas naturais que abrigam populações tradicionais, cuja existência baseia-se em sistemas sustentáveis de exploração de recursos naturais desenvolvidos ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais e que desempenham um papel fundamental na proteção da natureza e na manutenção da diversidade biológica. Seu objetivo básico é de preservar a natureza e assegurar as condições e os meios necessários para a reprodução e a melhoria dos modos e da qualidade de vida e exploração dos recursos naturais das populações tradicionais, bem como valorizar, conservar e aperfeiçoar o conhecimento e as técnicas de manejo do ambiente, desenvolvido por estas populações..."

Aqui na Fazenda dos Cordeiros é possível caminhar pelas RPPNs em companhia de anfitriões locais, assistir filmes ou ler na Geladeira Cultural, jogar futebol com as crianças do Imbaú Clube, discutir desenvolvimento sustentável com gestores, observar o Mico Leão Dourado em seu habitat , ou simplesmente descansar ao som de pássaros da Mata Atlântica. Aqui, quem decide o que fazer é você, nós, só ajudamos!

Dona Berli com seus 80 e poucos anos de vida pode alimentar a roda de conversas, apresentando um pouco da história da comunidade, das estradas ainda sem pontes ou simplesmente tocar acordeon para animar nossas noites.

O Turismo EcoRural é uma atividade econômica que tem como premissa desenvolver o Turismo Responsável, com a valorização da cultura tradicional e a preservação da biodiversidade, proporcionando às comunidades receptoras a geração de benefícios.

Depois das Boas Vindas e do bate-papo, hora do almoço... Refeição tradicional rural preparada com coisas da Fazenda colhidas em nossa horta sintrópica e certificada como orgânica pela ABIO-RJ. Que tal agora queimar umas caloriazinhas? Caminhando em uma pequena trilha que passa no meio da Mata Atlântica, na Agrofloresta e nas Matas Ciliares, onde podemos plantar árvores nativas produzidas aqui mesmo?

Depois do passeio, podemos tomar banho de piscina, fazer sauna, curtir o balanço das redes, ver a noite chegando e fresquinho também até a noite caindo...

Mais tarde, que tal um papo sobre o Mico Leão Dourado, sua preservação, os desafios enfrentados pela Associação do Mico Leão Dourado, estágio atual, o movimento para promover e ampliar a cultura de áreas protegidas, favorecendo a mudança de comportamentos sociais em relação aos territórios protegidos e como podemos ajudar. Quem sabe é o nosso dia de sorte e eles ainda aparecem…

Apesar da iniciativa pioneira da Fazenda dos Cordeiros com o Turismo EcoRural em Silva Jardim, ainda questionamos por que a cidade do Rio de Janeiro tem um número tão baixo de visitações nessas áreas. O Estado possui a 2ª maior população do país. São 21 milhões, sendo 10 somente na região metropolitana do Rio de Janeiro. Possui ainda um dos maiores sistemas de áreas protegidas estaduais, com mais de 100 Unidades de Conservação de diferentes categorias, tendo o maior número de RPPNS. Ou seja, essas UCs tem grande potencial de visitação inexplorado. Considerando ainda que a população possui poucas opções de turismo outdoor.

Politicas públicas, não apenas conservacionistas , que visem à disseminação de práticas sustentáveis de Turismo e à ampliação das visitações nas Ucs, devem ser colocadas em debate. O Turismo EcoRural que desenvolvemos na Fazenda dos Cordeiros, contribui para que as Unidades alcancem seus objetivos sociais e ecológicos, incluindo a construção de novos padrões de normas sociais em relação aos territórios que se destinam a proteger.

E você? Já visitou uma Unidade de Conservação? Então não perca mais tempo e venha conhecer e praticar o Turismo EcoRural na Fazenda dos Cordeiros.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social