Caminhadas e Proteção

Categoria: Preservação

Conservação e turismo caminham juntos na Fazenda dos Cordeiros

“A trilha mantém ambientes naturais para mais de 2 mil tipos de animais e plantas sensíveis, raros ou ameaçados de extinção. Também é um importante corredor para espécies migratórias, especialmente de aves”, diz Laura Belleville, da Appalachian Trail Conservancy, associação americana dedicada ao manejo, divulgação e conservação da trilha em ambientes naturais.

Não é por acaso, então, que na Fazenda dos Cordeiros, podemos avistar o Mico Leão Dourado, animal endêmico da região e na lista das espécies ameaçadas de extinção no planeta. Afinal, a Fazenda dos Cordeiros com suas RPPNs Rabicho da Serra e Cachoeirinha  são refúgios para a vida selvagem, mantido pelo apelo turístico das caminhadas em ambientes naturais. “Todos os trechos que cruzei estavam bem conservados e com bastante vegetação, onde os animais eram facilmente avistados pelos caminhantes”, palavras do M. Kurt Miller, francês, dirigente do Club Vosgien da Alsace, ao caminhar pela Fazenda.

Experiências internacionais estabelecem redes de grandes trilhas, para fomentar o turismo, interligando áreas preservadas, que estimulam a manutenção de corredores ecológicos para a vida silvestre.

No Chile, 1.200 quilômetros estão sinalizados de norte a sul do país, enquanto uma sinuosa trilha alcança 440 quilômetros no Líbano. O Canadá marcou seus 150 anos de independência criando uma mega trilha com 24 mil quilômetros. No Japão, é possível caminhar quase 1.700 quilômetros na Tokai Natural Trail.

Na Europa, doze grandes rotas cruzam dezenas de países, sendo a GR1 a mais popular por interligar os caminhos de Compostela. A rede de colaboradores World Trails Network lista cerca de 200 grandes trilhas espalhadas por todas as regiões do planeta. Uma delas é a GR1 brasileira, lançada pela ANDA Brasil, com mais de 180 quilômetros já sinalizados no Brasil, aqui no Rio de Janeiro representado pelo Circuito dos 3 Picos da qual as trilhas da Fazenda dos Cordeiros fazem parte.

Corredores ecológicos e grandes trilhas são ferramentas reconhecidas pela legislação brasileira para ampliar a conectividade entre áreas preservadas e para a manutenção da vida selvagem. É por meio dessas rodovias verdes que os animais se deslocam pelos diferentes territórios, ajudando a manter vivas as florestas e outras formações naturais, segundo palavras do Pedro Cunha e Menezes um dos maiores defensores dos Circuitos de longa distância no Brasil.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social