Compostagem

Categoria: Preservação

Na Fazenda dos Cordeiros nada se perde...tudo se transforma...

A maioria das pessoas vivem presas a ideias preconcebidas e a preconceitos. Entretanto, se quisermos mudar a realidade na qual vivemos temos que fazer alguma coisa diferente do que fazemos ou do que esteja pré estabelecido.

Em plena Revolução Verde, a Fazenda dos Cordeiros anda na contramão cuidando da Saúde do Solo, proporcionada pela inoculação de uma multiplicidade de microrganismos contidos em nossos compostos de alta qualidade, reconhecido como o principal fator no restabelecimento e na regeneração da fertilidade dos solos. Nosso composto é usado na produção sustentável dos alimentos que servimos em nossas refeições.

Existe uma visão distorcida de que o Composto Orgânico seria um “adubo natural e completo”, como notou Primavezi, pioneira das práticas agrícolas sustentáveis no Brasil. A maioria dos agricultores orgânicos querem substituir o adubo químico pela compostagem, as vezes com resultados aquém dos desejados, como relatou diversas vezes. Um Composto para ser usado como inoculante de solos, dois aspectos devem ser observados:

Apresentar mais de 50% de massa microbiológica, para ter atividade inoculante e para que tenha efeito como regenerador e ativador de solos, pela adição de microvida, mesmo quando usado em quantidades pequenas de 400 kg/ha, por exemplo.

O material que deu origem ao composto não pode ser reconhecido e identificado no final do processo de compostagem ou não teria sido suficientemente transformado e humificado, assim como suficientemente colonizado pela microflora benéfica do solo.

O principal papel do composto na Fazenda dos Cordeiros é trazer de volta a microbiologia aos solos degradados, e com isso, o poder de regenerá-los e torná-los produtivos e sustentáveis novamente.

Padrões do Composto por gramas de peso na Fazenda dos Cordeiros

Bactérias Ativas– 30 microgramas de bactérias ativas.

Diversidade– 25.000 espécies de bactérias.

Fungos Ativos– 10 microgramas de fungos ativos.

Diâmetro das Hifas– mesmo de 2.5 micrômetros.

Diversidade– 8.000 espécies de fungos.

Protozoários– 50.000 protozoários.

Você é nosso convidado para vivenciar e conhecer nossas experiências com compostagem na recuperação de solos, plantio de mudas de Mata Atlântica e produção de alimentos e frutas agroflorestais.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social