Pasto para novos bichos

Categoria: Preservação

Na Fazenda dos Cordeiros temos 2 RPPNs (Reserva Particular de Patrimônio Natural) e outras reservas legais totalizando mais de 200ha de áreas protegidas.

Com o passar do tempo o que era pasto de gado, hoje continua pasto, só mudaram os pastores e o gado vem sendo substituído por mamangava, abelha, vaga-lume, lavadeira, tatu, paca, quati, gambá, gralha, seriemas, saíra, tecelão, serpente, aranha, sapo... é tanto bicho!
O Mamão Jaracatiá do primeiro plantio ainda não sabe o que é flor, mesmo com seus metros e tantos de altura. As Sapucaias, sapecadas pelo inverno, brotam folhas rosas enfeitando a mata na primavera.
Tem Pitanga, Jaboticaba, Chapéu-de-couro e Pixirica bebendo das nascentes. Atrás, vem Vinhático, Bambu, Pau-d'água e Cedro Rosa. E tem Pinos elliotis, que enfeitamos a capela após cada Natal. Os 3 mosqueteiros, que na verdade são 4 Imbiruçus, foram plantados para sombrear o pasto, e certamente, quando os ventos fortes tombarem seus galhos, continuaram vivos nas histórias em torno de uma fogueira. Condomínio de João de Barro, ninho de Pica-pau e passarela de ouriço. Tudo junto e misturado na Fazenda dos Cordeiros.
Abrir a janela de manhã sempre é uma aventura. Você pode topar com uma família de Mico Leões Dourados saboreando, bananas, jambos, jacas, pitangas e amoras. Podem estar fazendo macaquices para sua alegria! Também pode se surpreender com o céu anil, a lua enorme, o sol poente, o gavião, o araçari ou guachos “tenores”.

Há cromoterapia sim, e com excesso de verde, já nos disseram... e são tantos tons… Já reparou quantos tons de verde? E o que vermelho explode no Mulungu e ainda tem amarelo, roxo, lilás, carmim, púrpura...e muito mais nos fragmentos de Mata Atlântica.

Agora a Fazenda dos Cordeiros faz parte dos corredores ecológicos da Mata Atlântica e tudo virou sombra e água fresca, das quais nos orgulhamos ser produtores. Nossas águas escorrem para o Vale do Rio São João e por tabela alimenta os rios Imbaú, Capivari e a Lagoa de Juturnaíba, de onde muita gente bebe suas águas.
 

Aqui na Fazenda dos Cordeiros sua visita é comemorada com o plantio de uma árvore da Mata Atlântica que você mesmo pode escolher dentre as mais de 100 espécies cultivadas em nosso viveiro, o Horto A². Assim, além da experiência do plantio, você reduz o impacto ambiental do seu final de semana e contribui com a preservação do meio ambiente. Afinal o mundo em que moramos é o único no qual podemos viver.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social