Plantando Água

Categoria: Preservação

Ter acesso à água, compatibilizar crescimento econômico e conservação dos recursos naturais para garantir o bem-estar humano são grandes desafios impostos à sociedade.

A premissa básica para superar esses desafios é entender que a natureza provem água, alimentos, regula o clima, controla a erosão e poliniza dentre outras coisas, lembrando que apenas ecossistemas saudáveis e equilibrados podem prover esses benefícios adequadamente.

A crise da água tem sido um dos maiores problemas no Brasil e no mundo. Observamos a diminuição da qualidade e da quantidade dos recursos hídricos. A água é fundamental para os seres vivos e aos processos que movem a agricultura, as indústrias, a matriz energética, a diversidade cultural, simbólica, religiosa e todo o abastecimento de espaços públicos, meios urbanos e rurais.

Na Fazenda dos Cordeiros preservamos e ampliamos os ecossistemas que contribuem para a produção da água, como as áreas de recarga de águas subterrâneas e as matas que protegem as nascentes e os cursos dos rios.

A Fazenda dos Cordeiros em parceria com a Associação do Mico Leão Dourado e a UNIRIO, vem motivando pessoas a “semear” águas por meio de florestas. Todo visitante é convidado á plantar árvores de Mata Atlântica em alguma área de preservação da Fazenda.

Essa semana realizamos alguns procedimentos básicos para melhoria, manutenção e restauração das nascentes, hoje utilizadas na Fazenda, tanto no uso agrícola como no consumo humano:

Alunos voluntários da UNIRIO, planejaram o reflorestamento da nascente com georreferenciamento da área, tipos de árvores, cercamento, drenagem, captação, distribuição e ainda formas de controle do volume e qualidade das águas.

Você pode contribuir com esse trabalho na Fazenda dos Cordeiros acompanhando as atividades que desenvolveremos nos próximos meses com a UNIRIO, tais como:

1. Identificar os fatores, históricos do uso da terra; De quê forma a área foi utilizada?; Por quanto tempo foi usada?;

2. Observar o potencial de dispersão de sementes; Fragmentos de florestas representativas na área a ser reflorestada?; Plantas que nasceram espontaneamente.

3. Avaliar a qualidade do solo e da água na área a ser reflorestada, definindo o melhor manejo possível:

Você também pode contribuir com a Fazenda dos Cordeiro plantando água.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social