Tô sabendo...

Categoria: Preservação

Na Fazenda dos Cordeiros todo dia é dia de aprender, sorir, cantar e se divertir...

Em julho vamos retomar nossas atividades de turismo EcoRural, pensando na importância da vida saudável no campo, nas oportunidades de aprendizado e na situação atual que o Brasil e o mundo está vivendo.

Tô sabendo que:

Adequação ambiental: estabelecimento de ações que resultam na conservação, manejo e restauração das Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) de cada propriedade rural.

Adubação verde: adubos verdes são plantas utilizadas para melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo.

Agrobiodiversidade: parcela da biodiversidade utilizada pelo ser humano na agricultura. É o conjunto de espécies da biodiversidade agrícola utilizadas pelas comunidades locais, povos indígenas e agricultoras(es) familiares que conservam, manejam e utilizam os diferentes componentes da agrobiodiversidade.

Agroecologia: Agricultura de base ecológica, onde a natureza, o humano e todas as suas relações estão integradas e são capazes de se sustentar ao longo do tempo.

Agroecossistemas: conjunto compreendido pelo ecossistema natural e ambientes cultivados na propriedade rural.

Agrofloresta: ou sistema agroflorestal, consiste no cultivo de espécies agroecológicas e/ou animais junto com árvores em uma mesma área.

Análise do solo: exame laboratorial do solo com a finalidade de determinar o teor dos nutrientes fundamentais ao desenvolvimento das plantas, sendo a base para a definição da recomendação dos tipos e quantidades de adubos a serem aplicados.

Análise foliar: exame laboratorial para monitorar o balanço nutricional da planta, possibilitando a correção da deficiência de determinado nutriente.

Área de Preservação Permanente (APP): área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Boas práticas: conjunto de princípios, normas, recomendações técnicas para a produção, processamento e transporte de alimentos e/ou produtos florestais, orientadas a cuidar da saúde humana, proteger o meio ambiente e melhorar as condições dos trabalhadores.

Certificação: é a declaração formal de comprovação feita por certificadoras, com o objetivo de atestar publicamente, por escrito, que determinado produto, processo ou serviço está em conformidade com os requisitos especificados.

Cobertura morta: camada de resíduos de plantas (palhadas) depositada sobre a superfície do solo para manter a umidade, proteger da insolação direta, do impacto das chuvas e evitar erosão.

Coeficientes técnicos: são valores numéricos que expressam a relação entre a quantidade de mão de obra, insumos, transporte entre outros utilizados no ciclo de produção.

Código florestal: Lei Federal que estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, Áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal, a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais entre outros.

Erosão: é um processo que resulta no desgaste e remoção do solo, sendo acelerada pela ação humana (desmatamento, queimadas e práticas agroecológicas)

Espécie exótica: aquela que se encontra fora de sua área de distribuição natural.

Espécie nativa: aquela que ocorre de forma natural em um determinado ecossistema ou região.

Extrativismo sustentável: sistema de exploração baseado na coleta e extração de recursos naturais renováveis de modo sustentável.

Fertilidade (do solo): capacidade do solo em fornecer os nutrientes essenciais em quantidade e proporções adequadas para o crescimento da planta.

Manejo florestal: administração da floresta para obter benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo.

Mata ciliar: é a formação vegetal localizada nas margens dos córregos, lagos, represas e nascentes. Considerada pelo Código Florestal Federal como “área de preservação permanente”, com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.

Matéria orgânica: material de origem vegetal, animal ou microbiana, viva ou morta, passível de decomposição. As principais fontes de matéria orgânica utilizadas para a nutrição dos vegetais são os adubos verdes, os resíduos vegetais, palhas, serragens, cascas de madeira, restos de culturas, restos industriais e estercos.

Monocultura: sistema de cultivo de apenas um tipo de produto agrícola/florestal, realizado geralmente em grandes áreas, sendo associada a diversos impactos negativos.

Produto Florestal Não Madeireiro (PFNM): São bens de origem biológica, assim como os serviços ambientais derivados da manutenção do ecossistema florestal.

Produtos da Sociobiodiversidade: bens e serviços (produtos finais, matérias-primas ou benefícios) gerados a partir de recursos da biodiversidade, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse dos povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares, que promovam a manutenção e valorização de suas práticas e saberes, e assegurem os direitos decorrentes, gerando renda e promovendo a melhoria de sua qualidade de vida e do ambiente em que vivem.

Quebra-vento: método que consiste em estabelecer uma barreira densa de árvores e/ou arbustos, colocadas em intervalos regulares no terreno, de modo a formarem anteparos para proteger os cultivos contra os ventos dominantes.

Rastreabilidade: possibilidade de identificar a origem de uma mercadoria e/ou produto, buscando entender, averiguar ou refazer, o processo de produção até a sua chegada no mercado.

Reserva Legal: área definida pelo código florestal (Lei Federal) localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa.

Rotação de culturas: técnica que utiliza o mesmo espaço físico para diferentes cultivos em período alternado de tempo, observado um período mínimo sem o cultivo de determinada espécie na mesma área.

Tratos culturais: são práticas necessárias para proporcionar as melhores condições para o crescimento e desenvolvimento das plantas/culturas.

Então, organize seu grupo de familiares e amigos, faça sua reserva e venha conferir o que de bom a vida no campo nos oferece.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social