Circuito EcoRural de Silva Jardim

Categoria: Produção

A proposta de desenvolvimento do Turismo EcoRural praticada pela Fazenda dos Cordeiros, pode ser considerada uma inovação em relação ao desenvolvimento de políticas públicas, já que reúne vários conceitos de desenvolvimento sustentável no meio rural.

A crescente demanda turística em regiões rurais e o aumento do interesse por parte dos agricultores em investirem no Turismo, justificam a criação de Circuitos que organizem as atividades.

Entendemos Circuito ECORURAL como um conjunto de pessoas, equipamentos turísticos e atividades relacionadas direta ou indiretamente às atividades de turismo no meio rural.

Com base nas iniciativas da Fazenda dos Cordeiros, o Circuito EcoRural de Silva Jardim foi criado com o objetivo de fomentar e promover os conhecimentos que orientem o agricultor na implementação e estruturação de ações de turismo rural na agricultura familiar, TRAF, visando agregar esta atividade em suas propriedades.

Como sabemos, o ser humano gosta de viajar... Migração da população, conquistas militares, trocas comerciais, peregrinações religiosas, navegações, dentre outros, colocaram em movimento Homens desde os tempos antigos.

Foi a partir do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, que o Turismo evoluiu como consequência dos aspectos relacionados ao poder de compra das pessoas e ao bem-estar resultante da restauração da paz no mundo.

O desenvolvimento turístico está associado, desta forma, à conquista de melhorias sociais na forma de garantia a benefícios aos trabalhadores. Tais como: férias remuneradas, aumento de tempo livre; desenvolvimento de meios de comunicação em massa; evolução de infraestrutura e dos meios de transportes; os produtos da tecnologia; rádio, televisão, videocassete, CD, TV a cabo, internet, dentre outros. A tão falada Economia do Ócio, preconizada por Domenico di Massi.

Numa sociedade em que o contato com outros povos e outras culturas passou a ser valorizado como forma de ampliar conhecimento e informação, estes e outros fatores proporcionaram incentivos à realização de viagens.

O Circuito EcoRural de Silva Jardim entende que o Turismo como um fenômeno social, que promove a integração entre a dimensão econômica, cultural, ambiental e política de um território e a partir deste conceito, tenta organizar a oferta de produtos com características EcoRurais.

Os atrativos turísticos deste Circuito EcoRural podem ser definidos como elementos, material ou imaterial, que determinam a escolha do turista, com capacidade própria, ou em combinação uma com as outras, tudo junto e misturado.

Os elementos (ou bens) imateriais estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas, ao modo de ser das pessoas. Assim, podemos considerar um elemento imaterial no turismo, por exemplo, uma festa que marca a vivência coletiva da religiosidade . Os elementos (ou bens) materiais, por sua vez, são classificados como móveis ou imóveis. Entre os elementos materiais imóveis, por exemplo, podemos citar um prédio histórico (ou conjunto de prédios). No caso dos elementos móveis, estão, por exemplo, o acervo de um museu. SWARBROOKE, 1995, p. 5. apud OMT, 2001, p.122.

No Circuito EcoRural de Silva Jardim podemos definir como:

EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS - Incluem todos os estabelecimentos que se dedicam a prestar serviços básicos para o turismo, que não geram os fluxos turísticos, mas sua ausência pode afetar o desenvolvimento da atividade. Exemplos:

Fazenda dos Cordeiros

Reserva Botânica

Prisma Agropecuária

Sitio Renascente

Clube do Imbaú

Geladeira Cultural Gian Calvi

Quitanda do Miltinho

Padaria do Imbaú

Pensão da Regina

Viveiro Mudar

Cachoeira do Joelson

Acampamento Imbaú

Brechó das Jerusas

SERVIÇOS TURÍSTICOS - A prestação de serviços turísticos de qualidade é essencial para assegurar a satisfação do turista e fidelizar o mercado. São atividades econômicas que criam valor e fornecem benefícios para os turistas, criando condições para que as expectativas sejam atendidas e até superadas. Exemplos:

Fazenda dos Cordeiros - hospedagem familiar, alimentação e educação ecorural

Prisma Agropecuária - passeios a cavalo

Bikes Tour - passeio de bicicleta

Sitio Renascente – hospedagem e fabricação de queijo artesanal

Van do Luiz - transporte local /transfers

Pensão da Regina – comida caseira - alimentação

Brechó das Jerusas – venda de roupas usadas

Acampamento do Imbaú – grupos evangélicos - hospedagem coletiva

SEGMENTAÇÃO DO TURISMO – Segundo o Ministério do Turismo, a segmentação é entendida como uma forma de organizar o turismo, visando o planejamento e gestão, bem como as ações de mercado. A oferta, por sua vez, relaciona-se a imensa variedade de produtos e serviços turísticos que estão disponíveis no mercado. Neste caso, podemos dizer então que é necessário estar atento as necessidades e desejos dos turistas, para ter uma oferta adequada.

A Demanda diz respeito aos consumidores (pessoas) do produto turístico que se deslocam em busca de locais, produtos e serviços a serem consumidos.

A Fazenda dos Cordeiros acredita que o Circuito EcoRural de Silva Jardim, possa motivar algumas pessoas a praticarem o turismo para:

Mudar a rotina, seu cotidiano e suas paisagens diárias;

Ter oportunidade de explorar e de avaliar seu próprio modo de ser;

Conhecer diferentes formas de lazer;

Fazer compras;

Curtir uma Liberdade diferente;

Fazer novas amizades;

Partilhar atividades e momentos de lazer com parentes e amigos;

Promover saúde;

Descansar;

Conhecer novos lugares, costumes, culturas;

Participar de eventos;

Praticar esportes;

Ampliar informações e conhecimentos;

Viver um momento especial em sua vida

Aventurar-se em novos caminhos, entre outros;

A proposta do Circuito EcoRural de Silva Jardim é complexa por envolver no seu desenvolvimento um número significativo de atores sociais e entidades privadas e públicas. O sucesso do Circuito tem uma forte relação com os arranjos e articulações entre os diversos atores da cadeia produtiva.

A Fazenda dos Cordeiros sabe que é muito difícil ter sucesso sozinho!!!

Pode-se enfatizar a importância das parcerias entre governos, setor público e privado e terceiro setor para a construção de modelos que garantam a sustentabilidade do turismo.

A comunidade do Imbaú tem papel fundamental no desenvolvimento do Circuito EcoRural, pois é ela afinal a verdadeira anfitriã dos turistas, é nela que acontecem os principais impactos positivos e negativos decorrentes da atividade turística.

Os “Bons turistas” respeitam as leis e os regulamentos locais, não menosprezam as crenças religiosas, costumes e comportamentos locais, contribuem para o crescimento da região, valorizando e comprando artigos regionais, gerando trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida na comunidade local.

Como qualquer atividade econômica o Turismo EcoRural gera impactos positivos ou negativos aos agricultores envolvidos e nas comunidades em que é desenvolvido.

Impactos Positivos:

• A melhoria do nível de renda das famílias;

• A valorização das pessoas da família;

• A abertura de novos horizontes/possibilidades;

• A maior união da família e ambiente mais alegre em casa;

• A troca de experiências com os visitantes;

• A melhoria na posição social perante a comunidade;

• A ocupação da mão-de-obra ociosa;

• A substituição parcial do trabalho árduo da lavoura.

Impactos negativos:

• A sobrecarga de trabalho, especialmente nos finais de

semana e em datas festivas;

• A falta de tempo para visitar parentes e vizinhos;

• A inveja por parte de membros da mesma comunidade;

• Os custos elevados de manutenção da atividade;

• A interrupção na rotina da produção.

Desafios a serem superados:

• a dificuldade de obter recursos financeiros para fazer os investimentos

necessários e para disponibilizar novos serviços;

• a falta de apoio de órgãos públicos e privados para divulgar a atividade;

• problemas relacionados à deficiência de infraestrutura (estradas, sinalização, energia elétrica etc);

• a sazonalidade; dentre outros.

Portanto, o Circuito EcoRural de Silva Jardim deve manter o princípio da interação entre meio ambiente, comunidade local e turista, de forma harmônica e sustentável, garantindo a integridade do binômio homem-natureza:

• Possibilidade de diversificação da renda no meio rural

• Criação de novos postos de trabalho e empregos

• Estimulo a preservação e valorização do patrimônio natural

• Valorização do patrimônio cultural, estimulando a preservação da cultura local por meio de seu resgate e valorização

• Melhoria na infraestrutura básica local, o que consequentemente, colabora com a qualidade de vida;

• Criação de novos polos turísticos, pois o turismo rural contribui para a descentralização do fluxo turístico nos destinos já consagrados

• Contribuição para a formação educacional do homem do campo, por meio da capacitação para o trabalho

• Desenvolvimento do espírito de participação e parceria na comunidade rural

• Interação social e cultural dos moradores das grandes cidades com os agricultores e vice-versa

• Aumento do preço da terra agrícola

• Controle da atividade por intermediários, diminuindo o retorno financeiro para o proprietário

• Abandono das atividades agropecuárias

• Importação de produtos de fora da comunidade.

• Degradação dos recursos naturais, históricos e culturais do meio rural

• Aparecimento de reações de desconfiança ou até rejeição aos visitantes por parte da comunidade local

• Carência de pessoal especializado no meio rural

• Alterações negativas na rotina do dia a dia das comunidades

• Ocupação dos melhores empregos por pessoas externas à comunidade

Qual a importância do Circuito EcoRural ? A vida em grupo, o associativismo e a cooperação no sentido mais amplo, têm sido essenciais para a construção de nossa sociedade ao longo dos tempos. No mundo contemporâneo nenhum indivíduo ou organização consegue desenvolver-se de forma isolada.

Muitas histórias de sucesso são baseadas na capacidade de articulação e na soma de esforços de pessoas. Esta diretriz parece ser mais verdadeira quando falamos do meio rural. É na cooperação, que muitos agricultores buscam auxílio para superar as suas incapacidades individuais de enfrentamento do mercado globalizado.

O Circuito EcoRural de Silva Jardim com base no distrito do Imbaú pode constituir-se numa importante ferramenta para a viabilização de novos empreendimentos turísticos, possibilitando aos agricultores um caminho efetivo para participar do mercado turístico em melhores condições de competitividade.

Os agricultores que apresentam dificuldades comuns para oferecer seus produtos e mostrar seus atrativos, podem identificar no Circuito EcoRural, uma estratégia que lhes confere força, escala ou diferenciais que contribuam para a superação dos desafios que aparecerão pelo caminho.

Transformar a participação individual e familiar em participação grupal e comunitária se apresenta como uma alavanca, um mecanismo que acrescenta capacidade econômica a todos os associados, colocando-os em melhor situação para viabilizar suas atividades.

Além disso, o intercâmbio e o uso de estruturas e serviços de apoio compartilhados permite a valorização do potencial individual.

O Circuito EcoRural aumenta as chances de sucesso do grupo e de cada um dos empreendedores associados.

Associação - Qualquer iniciativa formal ou informal que reúne 2 ou mais pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados. Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos.

Cooperativa - É uma organização formal de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade comum e democraticamente gerida. Pressupõe um número mínimo de pessoas.

A lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002, instituiu o Novo Código Civil Brasileiro. Esta lei pode ser consultada para compreender melhor este tema.

Quando falamos e turismo e meio rural, estamos falando da superação de desafios e quebra de preconceitos:

• As condições de infraestrutura (estradas, pontes, energia elétrica...)

• As distancias entre as propriedades rurais

• As limitações de comunicação e;

• Os preconceitos e resistências culturais

Estes gargalos se não forem superados irão reduzir a viabilidade dos imensos potenciais turísticos que poderíamos desenvolver nos territórios rurais.

É nesta perspectiva que o Circuito EcoRural assume um papel importante. A união dos agricultores, permite reduzir dificuldades e transformar potenciais em atrativos turísticos consolidados.

Juntos podemos viabilizar a aquisição de insumos e equipamentos com menores preços e melhores prazos de pagamento, construir e divulgar suas marcas e identidades, comunicar-se com visitantes tradicionais, sensibilizar e atrair novos turistas, reivindicar apoios públicos e privados, compartilhar o custo da assistência técnica... enfim, atuar de forma profissional num ambiente de negócio que é exigente e competitivo: o turismo.

Ao pensarmos em agir de forma associativa é importante levarmos em consideração alguns objetivos do Circuito EcoRural que devem ser compartilhados entre as pessoas da organização:

• Desenvolver um projeto coletivo de trabalho: As pessoas do Circuito EcoRural devem ter claro que os interesses do grupo devem ser priorizados em detrimento dos interesses particulares. Muitas vezes é preciso abrir mão de vantagens privadas para que o grupo seja fortalecido.

• Defender os interesses dos associados: O Circuito EcoRural existe para defender seus associados e não para crescer ás suas custas.

É importante ter claro que o controle das decisões deve pertencer ao grupo de associados e não a uma liderança ou técnico.

• Produzir e comercializar de forma cooperada: O turismo rural adota como estratégia a criação de circuitos de atrativos e serviços integrados. Desta forma, o Circuito EcoRural do Imbaú, busca criar a mentalidade de que o sucesso de um associado está relacionado ao sucesso de seu vizinho; da mesma forma, o fracasso de um influencia negativamente no desempenho de todo o Circuito. Portanto, todos devem preocupar-se com a qualidade do que estão produzindo e oferecendo aos turistas e cuidarem para que seus parceiros de Circuito cumpram com suas obrigações.

• Reunir esforços para reivindicar melhorias em sua atividade e comunidade: O sucesso econômico deve trazer reflexos visíveis na melhoria da qualidade de vida dos empreendedores do turismo rural. Da mesma forma, ele deve aportar impactos positivos para as comunidades rurais: melhoria das estradas, energia elétrica, telefonia, escolas de qualidade, saneamento básico, preservação ambiental e outros benefícios. Desta forma, pode-se afirmar que o sucesso do turismo rural deve ter como preocupação o desenvolvimento sustentável de seu território.

Agora você é o convidado especial da Fazenda dos Cordeiros pra conhecer e vivenciar essa experiencia de formatação do Circuito EcoRural de Silva Jardim aqui no Imbaú e arredores.

Lembramos que os Circuitos EcoRurais são dinâmicos e nunca ficam prontos ou acabam...eles simplesmente vão existindo e criando seus caminhos com o caminhar.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social