Os Pilares da Fazenda dos Cordeiros

Categoria: Produção

Há alguns anos a Fazenda dos Cordeiros faz parte do Movimento Silva Jardim Sustentável , a “menina dos olhos” de diversas ações de um grupo de pessoas envolvidas e engajadas para o desenvolvimento sustentável da cidade de Silva Jardim e região.

Este movimento é baseado na certeza de que educação coletiva empreendedora não formal, é uma chance real de mudança para um futuro melhor. Para isso, formar pessoas donas de seu futuro é importante. Acreditamos que mudar esse de paradigma de exclusão é possível.

Desde então, promovemos e divulgamos coletivamente as atividades desenvolvidas na comunidade que fazemos parte.

Para isso cada uma precisa fazer e desenvolver sua parte. Fazer seu “trabalho de casa” bem feito.

Atualmente, a Fazenda dos Cordeiros trabalha quatro pilares em busca do seu desenvolvimento sustentável:

  1. Turismo EcoRural
  2. Agroecologia
  3. Educação e Meio Ambiente
  4. Produção Associada;

Turismo EcoRural;

A pratica do Turismo EcoRural na Fazenda dos Cordeiros, concilia a proteção do meio ambiente com o desenvolvimento socioeconômico para a melhoria da qualidade de vida para o homem.

O turismo EcoRural não é um fenômeno novo, vem sendo retratado desde o século XIX na Europa como alternativa ao estresse e às atribuições decorrentes da expansão dos centros industriais.

A partir dos anos 70, o turismo rural tomou novos contornos, crescendo o número de pessoas envolvidas nessa modalidade. Passa a ser considerado como forma de diversificação econômica das atividades produtivas e um meio para a revitalização das zonas rurais desfavorecidas ou afetadas pela crise econômica e pelo efeito negativo de algumas reformas de políticas agrícolas.

A Fazenda dos Cordeiros trabalha valores típicos do mundo rural, mantendo relações mais estreitas com a natureza, ar puro, tranquilidade, valorização do espaço cotidiano e se manifesta por meio de uma abordagem diferenciada do passado, do rústico, contrapondo a forma de vida “dominada” pelo padrão urbano.

Vale lembrar, como observado por Celso Furtado (Alentejano, 1997). “Há um fenômeno novo e possivelmente único no mundo: parte da população urbana quer voltar para o campo. Nunca vi isso. Em geral, os processos de desenvolvimento moderno no sentido da população que deixa o campo não voltam mais por ser seduzida pelas luzes da cidade como dizia Charles Chaplin”.

Será? Na Fazenda dos Cordeiros estimulamos um transbordamento do urbano no rural.

Como? Compartilhando qualidades, valores, conhecimentos, vivências, práticas cidadãs, dinamizando o desenvolvimento rural integrado e sustentável. Na prática, você quando nos visita, também contribui com a revitalização do meio rural, com a ampliação de alternativas de renda e trabalho, não mais associada tão somente à agricultura stricto sensu.

Na Fazenda dos Cordeiros você pode vir passar desde um dia, que chamamos de “day use” ou Piquenique, e ainda participar das atividades programadas como Café com Orquídeas, Café com Prosa, BikeTour, Observação de passáros, Festa Caipira, CarnaRural e muitos outros que atualizamos continuamente em nossas Redes Social.

Agroecologia

A ideia do uso de tecnologias mais modernas e atuais para a produção de alimentos e energias sustentável é preconizada pelo Ernst Götsch , assim como a auto sustentabilidade de insumos agrícolas se dá através do aproveitamento dos resíduos orgânicos com manejo e gestão eficiente e planejado para tornar a fazenda sustentável, num cenário vantajoso, com a produção sintrópica.

Alguns produtos agroecológicos, todos certificados no sistema SPG/ABIO/RJ , que você encontra na Fazenda dos Cordeiros:

  • Banana prata, d’agua, maça, pão e da terra
  • Café Conilon
  • Legumes e raízes variadas, tais como abobora, batata doce, inhame, aipim
  • Folhas
  • PANCs- Plantas Alimentícias Não Convencionais, tais como; Taioba, Jaca verde e Ora pro nóbis, dentre outras
  • Palmitos pupunha, palmeira real e açaí de Jussara

A Agroecologia e sustentabilidade são importantes para o desenvolvimento local.

A partir de práticas simples na Fazenda dos Cordeiros, já é possível otimizar problemas oferecendo oportunidades de retorno do capital socio ambiental. Tratamento de esgoto com biodigestores para aproveitamento de biofertilizantes, compostagem com resíduos orgânicos decorrentes da limpeza das áreas comuns, preservação de nascente e captação de águas altas sem necessidade de bombas, energia solar para aquecimento d’água e geração própria, dentre outras práticas sustentáveis que suportam nossa produção agroecológica.

Sabemos que o mercado precisa inevitavelmente de produção de alimentos e proteínas, bem como produção de energia. A Fazenda dos Cordeiros é um modelo de desenvolvimento e progresso sem impactar o meio ambiente.

Educação & Meio Ambiente

O Projeto Aprendiz de Fazendeiro, na Fazenda dos Cordeiros, desenvolve atividades educativas, estimulando atitudes de respeito e formação de consciência crítica em relação as questões ambientais e a cultura rural.

Na Fazenda, entendemos que: Aprender a aprender, a conhecer e a fazer, aprender a conviver e aprender a SER são as ferramentas para o desenvolvimento sustentável e uma efetiva participação da sociedade na tomada de decisões do território.

O Turismo Pedagógico é comumente associado a atividades de lazer e descanso que promovem o deslocamento de pessoas de suas cidades de origem a outras localidades, com permanência temporária no local. Sob o ponto de vista econômico e social, a atividade desempenha papel relevante, ao promover o desenvolvimento de toda a cadeia de valor associada a esse serviço: gastronomia, artesanato, hotelaria, meio ambiente, transporte, infraestrutura e outros. Além de representar fonte de renda, o Turismo Pedagógico impulsiona o crescimento econômico e social da comunidade, ao promover impactos relevantes sobre a cultura local.

“...Cada vez que alguém ensina prematuramente a uma criança algo que ele poderia ter descoberto, essa criança é impedida de inventá-la e, consequentemente, de compreendê-la completamente”… Jean Piaget

A Fazenda dos Cordeiros contribui para a conservação do maior manancial genuinamente fluminense, a bacia hidrográfica do Rio São João, por meio de:

  • Produção de mudas de Mata AtlÃntica
  • Pratica do Turismo EcoRural
  • Produção Agroecológica
  • Projeto Educacional Aprendiz de Fazendeiro
  • Monitoramento das RPPNs Rabicho da Serra e Cachoeirinha
  • Melhorando a qualidade hídrica das nossas reservas e mananciais d’água.
  • Restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs) dos cursos d'água nas microbacias do córrego Santo Antônio, como por exemplo a APP Indiana Jones
  • Participação ativa na realização dos Planos Executivos de Microbacias (PEMs) na microbacia do rio Imbaú.
  • Implementação do Planos Individuais de Desenvolvimento (PIDs) na Fazenda dos Cordeiros por meio de Boas Práticas Sócio-Ambientais, coordenado pela Câmera Técnica do Fundo de Boas Práticas do Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João, nas microbacias dos rios Imbaú e Cambucás.
  • Cadastramento Georreferenciado das nossas Matrizes de árvores de Mata Atlântica para produção e coleta de sementes, monitoradas pela EMBRAPA, com apoio do Jardim Botânico e controlado pelo Ministério da Agricultura.
  • Participação na estruturação e profissionalização de sete viveiros florestais existentes no município de Silva Jardim.
  • Fomentamos em parceria com a Associação do Mico Leão Dourado e o INEA a demarcação e a implementação da Faixa Marginal de Proteção (FMP) do reservatório de Juturnaíba, propondo o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório segundo resolução CONAMA 302/02.
  • Sensibilizamos a comunidade sobre a importância do meio ambiente equilibrado e incentivar sua participação na compreensão, solução e prevenção de problemas ambientais da microbacia do rio Imbaú.
  • Capacitação de educadores das unidades escolares da bacia do Rio João para a realização de projetos educativos com ênfase na conservação e restauração da Mata Atlântica, com apoio do Instituto TEAR 
  • Participação na formação continuada em Educação Ambiental com a Associação do Mico Leão Dourado no Projeto Redescobrindo a Mata Atlântica.

Produção Associada

A organização da atividade turística, é, por natureza, um encadeamento produtivo e interativo entre diversos setores e estruturas. Esse encadeamento, denominado Produção Associada, pode agregar outras atividades pro fortalecimento econômico, agregando valor ao turismo por meio de produtos com identidade local.

É importante verificar que a atividade econômica da Produção Associada ocorre, na sua dinâmica específica, sem uma dependência exclusiva do turismo.

Na Fazenda dos Cordeiros não abrirmos mão de questões que envolvem proteção do meio ambiente com a segurança alimentar em nossos produtos artesanais, tais como conservas de beringela, pimenta, doces e geleias de banana, grumixama, amora, pitanga, pizza pré-assadas em forno a lenha, nhoque de batata doce, pães caseiros artesanais de taioba, grãos, bolos de aipim, cacau orgânico, tudo produzido aqui na Fazenda

Na Fazenda dos Cordeiros a Produção Associada ao Turismo tem sido a forma mais efetiva de incrementar as vivências, encantar os visitantes e estabelecer um processo de desenvolvimento sustentável para o turismo.

Acreditamos ser uma alternativa relevante para o desenvolvimento socioeconômico de Silva Jardim, agregando valor ao produto turístico, incrementando o seu diferencial competitivo, criando novas redes de trabalho e o aumento dos níveis de renda para comunidade local.

Na Fazenda dos Cordeiros, quando falamos em produção associada, estamos nos referindo a todos os elementos que formam a identidade cultural de um destino: suas riquezas, valores e sabores; seu design, estilismo e tecnologia; sua modernidade e sua tradição; enfim, estamos nos referindo aos elementos “diferenciais” do produto turístico de uma localidade.

A produção associada, portanto, é um dos Pilares da Fazenda, que se propõe a ampliar nossa competitividade, promover a transformação social e o desenvolvimento regional. A importância deste Pilar é ainda maior, pois representa, além de tudo, um dos caminhos mais férteis para a elaboração de vivências inesquecíveis para os visitantes.

Nesse sentido, trabalhamos com o objetivo de criar e incrementar as experiências “materiais” – artesanais, industriais, agropecuárias e “imateriais” – danças folclóricas, paisagens, personalidades, entre outros.

  • Na Fazenda dos Cordeiros trabalhamos para:
  • Criar uma representatividade cultural, identidade e inspiração étnica que valoriza a arte popular local
  • Identificar e a contextualizar a história e cultural no processo pelo qual foi criado.
  • Valorizar e promover as técnicas de produção tradicional ou inovadora que desperte interesses no conhecer do processo produtivo.

Todos os nossos pilares estão direcionados e alinhados com o desenvolvimento social, econômico e ambiental de forma que coexistam e interajam entre si de forma plena e harmoniosa para o desenvolvimento da nossa região.

A Fazenda dos Cordeiros tem o desafio social que trata de todo capital humano que está, direta ou indiretamente, relacionado às atividades desenvolvidas na Fazenda, incluindo, além de seus funcionários, seu público-alvo, seus fornecedores, a comunidade, seu entorno e a sociedade em geral.

Nossas atividades econômicas não existem às custas de um desequilíbrio nos ecossistemas locais. Trabalhamos de forma coletiva e harmoniosa, sem visar somente o lucro em sacrifício das pessoas e do maio ambiente que vivemos.

Por fim, na Fazenda dos Cordeiros o desenvolvimento sustentável ambientalmente correto se refere a todas as condutas que possuam, direta ou indiretamente, algum impacto no meio ambiente, seja a curto, médio ou longo prazos.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social