Projeto Biketour – Imbaú

Categoria: Produção

A Fazenda dos Cordeiros é parceira, estimula e acredita que o Projeto Biketour possa colaborar na transformação socio econômica da nossa comunidade, com o empoderamento dos jovens.

A seguir temos o prazer e a honra de compartilha com vocês o sonho dos nossos jovens.

O que é?

O projeto se fundamenta em iniciar um processo de turismo ecológico na região de Silva Jardim. A iniciativa parte de jovens da comunidade de Imbaú, distrito de Silva Jardim, na tentativa de criar um ambiente empreendedor onde eles possam permanecer, inovar e estabelecer novos ideais.

O tour de bicicleta é feito pelo bairro com esses jovens guiando os turistas pelos pontos significativos da região e que de alguma maneira ajudam a moldar a cultura local.

Os pontos principais são a Fazenda dos Cordeiros, Sítio Renascer, Geladeira Cultural GianCalvi e outras áreas no percurso que sejam relevantes e interessantes para os turistas.

Como surgiu?

Em 2019 ocorreu na Fazenda dos Cordeiros o primeiro Innovation Games Brazil, proporcionado pelo Studio.Why em conjunto com a Breda University e o Movimento Silva Jardim Sustentável.

Nesse evento 25 jovens da região foram reunidos para desenvolver soluções sustentáveis e inovadoras para problemas da localidade. Depois do evento de 5 dias, alguns dos jovens acabaram debandando e os projetos ficaram em stand by.

Assim, a equipe do Studio.Why, que percebeu a separação, retornou para a região e durante 4 sábados desenvolveu, em conjunto com os jovens ainda interessados, o projeto que hoje chamamos de “Bike Tour”.

No início, o projeto tinha como maior atração a visita ao animal patrono da região, o Mico-leão-dourado. A espécie está em constante ameaça de extinção e existe apenas na região.

A primeira experiência

Ocorreu em 2019 com 21 estudantes da Breda University of Applied Science, da Holanda. A universidade costumava mandar estudantes todo ano para trabalhos de campo.

Em2019, portanto, os jovens aproveitaram a oportunidade para vender o Bike Tour. Em troca, os visitantes poderiam mandar um feedback sobre o projeto.

Entretanto, como não haviam bicicletas, os jovens envolvidos pediram emprestado para amigos, familiares e conhecidos da comunidade, para juntar as bicicletas necessárias para o tour. Dessa forma, entre muitos erros e acertos, o passeio correu bem.

No fim do dia, como previsto, os estudantes e os jovens locais promotores do tour sentaram juntos para conversar sobre os altos e baixos do passeio e como poderiam melhorar o projeto

Depois da primeira experiência

Após o resultado positivo da primeira experiência, o plano era vender o tour pela plataforma Airbnb na aba "Experience". E, sendo assim, depois da consolidação desse projeto, criar uma start-up de turismo ecológico formada por jovens empreendedores da região, principalmente para resolver os problemas, como o escoamento de jovens para cidades grandes por falta de oportunidades.

Mas, logo quando o projeto entrou no Airbnb, aconteceu o surto mundial de Coronavírus e todas as atividades turísticas foram interrompidas. E, como o Mico-leão-dourado também é vulnerável ao vírus, o projeto ficou em pausa.

Planos futuros

Agora no início de 2022 com as atividades turísticas sendo retomadas, o objetivo é reviver o projeto e consolidá-lo na região. Para isso os jovens precisam de ajuda, principalmente no arrecadamento de bicicletas e capacetes.

Com esse projeto estruturado ainda em 2022, os jovens podem desenvolver outras experiências alternativas sustentáveis na região e distribui-las também pelo Airbnb, criando renda e crescimento cultural para Silva Jardim.

Innovattion games

  • Empoderar jovens da comunidade
  • Multiplicar oportunidades
  • Os projetos para comunidade
O conceito do bike tour (why)
  • Oportunidade empreendimento para jovens locais
  • Desenvolvimento de um turismo cultural
  • Conexão com a comunidade
  • Primeiro passo de várias outras atividades turísticas
Como funciona o biketour?
  • Percurso que conectam os turistas com a comunidade
  • Conversas durante o tour que permitem conexões
  • Comida local
Por que o projeto é importante eprecisamos da ajuda de vocês?
  • O bike tour gerando exemplos para o futuro
  • Ajuda na economia local
  • Inicia um processo muito maior do que só o bike tour
Por que o projeto é importante e precisamos da ajuda de vocês?

Sonho que se sonha só

É só um sonho que se sonha só

Mas sonho que se sonha junto é realidade

(RAUL SEIXAS)

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social