O Caminho da Mata Atlântica

Categoria: Preservação

­Estamos no caminho certo, compartilhando novidades ao longo de caminhos, corredores, pesquisas, bate papos, políticas, conservação, desenvolvimento, sustentabilidade e muito mais.

A Fazenda dos Cordeiros participa do Projeto No Caminho da Mata Atlântica: restaurando paisagens e fortalecendo cadeias produtivas locais no Mosaico Central Fluminense tem o intuito de recuperar a vegetação nativa de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e de áreas prioritárias. Visando, assim, promover a conexão entre remanescentes florestais no corredor extremo norte da Serra do Mar e fortalecer a cadeia produtiva florestal e do turismo sustentável.

Pelas trilhas do Brasil e do mundo, a Fazenda dos Cordeiros vem trabalhando o empoderamento de comunidades tradicionais no ambiente rural com diversas ferramentas como por exemplo as Caminhadas na Natureza da Anda Brasil  e o Turismos Responsáveis praticado da França, além de parcerias com organizações parceiras e pelas comissões estaduais do próprio Caminho da Mata Atlântica.

O Caminho da Mata Atlântica nos seus mais de 4 mil quilômetros tem projetos que contribuem para a consolidação das trilhas, engajamento da sociedade, fortalecimento da cadeia produtiva, e conservação e recuperação da biodiversidade:

Em Santa Catarina o Caminho tem capacitado comunidades, famílias e moradores na construção de planos de negócios e de equipamentos turísticos para receber caminhantes e turistas, além de, esporadicamente, realizar manejo e sinalização de trilhas e condução de crianças de escolas municipais em atividades de contato com a natureza.

No Paraná o CMA está engajando a sociedade e gestores de unidades de conservação na construção de sua governança e sua rede de voluntárias e voluntários, além de realizar expedições para validação da rota atual e construção de uma rede de serviços aos caminhantes.

Em São Paulo, o Caminho está retomando as atividades no Núcleo Planalto Paulista em parceria com a RPPN Curucutu e a Terra Brasilis Ecoturismo, com planos de retomar as atividades de fortalecimento da cadeia produtiva e definição de traçados no início de 2023.

No Rio de Janeiro o Caminho tem atraído projetos de restauração de flora e monitoramento de fauna e fortalecido o turismo de base comunitária no Recôncavo da Guanabara. Além disso, uma extensa rede de voluntárias e voluntários tem mapeado e elaborado rotas turísticas, negociado com proprietários e gestores, e manejo trechos de trilhas.

A Fazenda dos Cordeiros contribui com os projetos, caminhantes, comunidades e parcerias construído frentes que conecta Silva Jardim com o Parque Estadual dos 3 Picos, Parque Estadual do Desengano, RPPNs até o Parque Nacional dos Aparados da Serra.

A Fazenda dos Cordeiros está feliz em compartilhar tantas conquistas com a turma do CMA:

  • Aprendiz de Fazendeiro com crianças de escolas da região dos lagos do Rio de Janeiro.
  • Prefeitura de Rio Bonito e Silva Jardim com as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação realizaram atividades de Turismo EcoRural em nossa região.
  • Plantio das primeiras árvores pelo IIS no Projeto Caminho da Mata Atlântica financiados pela FUNBIO .

­“Após dois anos parados por causa da pandemia, voltamos à normalidade e conseguimos realizar o Projeto Aprendiz de Fazendeiro. O objetivo deste projeto, é aproximar os jovens da realidade da vida no campo, apresentando a eles não só um grande atrativo turístico, mas também as nossas necessidades, de forma a instruir um correto entendimento da vida no campo com respeito ao meio ambiente. Esperamos construir pessoas melhores para nosso mundo.", ressalta Ayrton Violento, proprietário da Fazenda dos Cordeiros.

O Caminho da Mata Atlântica (CMA) é uma trilha brasileira que cruza a Serra do Mar e parte da Serra geral, cujo ecossistema predominante é a Mata Atlântica. Com mais de 4 mil km de extensão, a trilha tem início no Parque Nacional de Aparados da Serra, no norte do Rio Grande do Sul, e se estende até o Parque Estadual do Desengano, no norte do Rio de Janeiro, cruzando mais de 100 áreas protegidas, incluindo 10 parques nacionais e 32 parques estaduais e formando um grande corredor ecológico.

O Caminho da Mata Atlântica interliga diversas outras trilhas já existentes, como o Caminho do Itupava (PR), os Caminhos do Mar (SP), o Circuito do Mico Leão Dourado na Fazenda dos Cordeiros, o Caminho de Mambucaba (RJ) e a Trilha Transcarioca (RJ), promovendo o ecoturismo, a geração de renda para comunidades locais e a conservação de áreas protegidas. O projeto, que tem como lema "as pessoas no coração da mata e a mata no coração das pessoas", é uma iniciativa de diversas instituições e voluntários e surgiu da mobilização de órgãos gestores de áreas protegidas, de organizações ambientalistas, de federações e de clubes de montanhismo, de operadores turísticos, de universidades e de voluntários.

A implantação da trilha depende de muitos voluntários e parceiros locais e mais de 600 km já foram sinalizados. Você já pode percorrer o Caminho da Mata Atlântica. Saiba mais explorando o mapa interativo do Caminho da Mata Atlântica

Em 2020, o Caminho da Mata Atlântica foi escolhido como um dos 52 lugares do mundo para se visitar pelo New York Times

Os Pilares do Caminho da Mata Atlântica

  • Trilha: Implantação da trilha e capacitação de recursos humanos para fortalecimento de ações de manejo e de proteção.
  • Engajamento: Sensibilização e engajamento da sociedade, promovendo ações de voluntariado e de monitoramento participativo.
  • Cadeia produtiva: Fortalecimento das iniciativas locais de turismo sustentável, criando um ambiente colaborativo entre os diferentes atores e as novas alternativas de geração de renda.
  • Biodiversidade: Articulação para conservar e recuperar a conectividade entre remanescentes de Mata Atlântica e áreas protegidas ao longo da trilha.

A Fazenda dos Cordeiros agradece aos parceiros no Projeto Caminho da Mata Atlântica: restaurando paisagens e fortalecendo cadeias produtivas locais no Mosaico Central Fluminense

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social