Pimenta Rosa

Categoria: Produção

Na Fazenda dos Cordeiros também é conhecida como Aroeira pimenteira, nome científico: Schinus terebinthifolius, e dependendo da região no Brasil também pode ser chamada de Aroeira-mansa, Aroeira-vermelha ou Aguaraíba.

Na França é mesmo a “poivre rouge” amplamente utilizada na culinária, é também um alimento com múltiplos benefícios para a saúde, desde que consumido com moderação.

As pimentas, de forma geral, foram utilizadas na fitoterapia desde a antiguidade. Na verdade, é útil como expectorante e anti-inflamatório. Promove a digestão, possui propriedades antissépticas e diuréticas, além de leves características afrodisíacas.

O sabor pungente é dado pela presença, tanto na semente como na casca do fruto, de piperina, mas para além da piperina contém também pineno e limoneno, que lhe conferem as suas propriedades aromáticas.

Ao contrário de outras pimentas, a pimenta rosa é colhida em plena maturidade e depois seca ao sol.

No Horto A² da Fazenda dos Cordeiros, produzimos mudas de aroeira pimenteira, que é uma das árvores de Mata Atlântica que produzimos. É uma árvore perenifólia de copa globosa de 5-10 m de altura, com tronco suberoso e sulcado de coloração clara, de 30-60 cm de diâmetro, nativa da Mata Atlântica com ocorrência de Pernambuco ao Rio Grande do Sul, passando por Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e claro...em Silva Jardim no Estado do Rio de Janeiro

 

Podemos encontrar as Aroeiras em várias formações vegetais, principalmente na restinga litorânea e na vegetação de altitude. Todo mundo conhece e são facilmente identificadas por suas folhas com aroma forte de terebintina, geralmente com 7 folíolos glabros de 3-7 cm de comprimento. Inflorescências paniculadas axilares e terminais, com flores pequenas e seus frutos de cor vermelha.

 

Fora o uso culinário....que quase levou a sua extinção, a Aroeira é amplamente cultivada na arborização urbana de muitas cidades do Sul e Sudeste.

Seus frutos secos são utilizados como condimentos, fato que já acontece não só com a França....mas em muitos outros países e frequentemente importada pelo comércio brasileiro, apesar de abundante na maioria de nossas cidades, nativa ou cultivada.

No Horto A² sua propagação é exclusivamente por sementes e sabemos que é considerada uma espécie invasora, no Havaí e Flórida.

Como lavoura é cultivada inclusive na Amazônia e até pouco tempo era uma espécie pouco conhecida em utilização como condimento no Brasil.

Hoje em dia é citada em diversos livros de alta gastronomia e de receitas nacionais e estrangeiras, sendo comercializada em lojas e supermercados com preços exorbitantes.

Além disso, é amplamente utilizada na indústria de carnes e embutidos em geral, substituindo a pimenta-do-reino. As sementes podem ser utilizados como condimentos para diversos pratos: peixes, carnes, doces em calda e geleias, dando além de sabor e aroma, um aspecto visual chamativo.

Seja pimenta preta, verde, amarela ou vermelha, na verdade é a mesma fruta. Entre as outras pimentas vermelhas mais conhecidas estão a Kampot e Pondicherry .

A Pimenta Kampot é uma variedade que traz um toque doce e picante aos pratos. Tem um sabor a limão que acompanha muito bem carnes de boca bastante fortes, como caça ou faisão. Com sobremesas à base de baunilha, caramelo ou mel, também vai bem. 

Já a Pimenta Pondicherry é intensa e deixa um sabor pungente na boca. Esta pimenta vai bem com muitos pratos cozidos. 

Além de ser ideal para temperar pratos, a pimenta é também conhecida pelas suas propriedades terapêuticas. Com efeito, esta especiaria tem o poder de aliviar dores relacionadas com o reumatismo, ajudar a combater a depressão, o estresse e a ansiedade porque estimula a produção de endorfinas.

A pimenta vermelha também possui propriedades anti-inflamatórias, microbianas, estimulantes e antissépticas, além de proteger o fígado graças à sua natureza hepatoprotetora. 

A sua ação orexígena favorece a digestão e estimula o apetite. O consumo de pimenta vermelha é, portanto, recomendado em caso de náusea ou constipação.

Aqui estão outras propriedades e benefícios da pimenta rosa:

  • Ele contém capsaicina, um composto que lhe confere seu sabor picante e pode trazer benefícios à saúde. Foi demonstrado que a capsaicina reduz a pressão arterial , regula o açúcar no sangue e alivia a dor.
  • A pimenta vermelha é rica em vitaminas e minerais, incluindo vitamina C , vitamina A e ferro.
  • Pode beneficiar a digestão e ajudar a prevenir o inchaço e os gases.
  • A pimenta vermelha pode ajudar na perda de peso porque pode acelerar o metabolismo e queimar gordura.

Pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e prevenir certas doenças.

 

Na Fazenda dos Cordeiros além das mudas que produzimos no Horto A², a pimenta rosa é amplamente utilizada nos pratos típicos rurais que servimos aos nossos hospedes amigos.

 

Sabemos que a pimenta rosa é uma boa fonte de vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, vitamina A, ferro e potássio. Ela também contém quantidades moderadas de proteínas, fibras e gorduras.

Aqui está uma visão mais detalhada dos nutrientes em 100 gramas de pimenta rosa:

  • Proteína: 10,95 gramas
  • Lipídios: 3,26 gramas
  • Carboidratos: 64,81 gramas
  • Fibra dietética: 26,5 gramas
  • Calorias: 255 calorias.
  • Vitamina C: 404,3 miligramas (670% da ingestão diária recomendada)
  • Vitamina A: 29.520 UI (592% da ingestão diária recomendada)
  • Ferro: 12,6 miligramas (70% da ingestão diária recomendada)
  • Potássio : 1.677 miligramas (47% da ingestão diária recomendada)

Esses valores nutricionais são estimativas e podem variar dependendo da qualidade e origem da pimenta rosa.

 

Existem contraindicações para o consumo de pimentas, seja pimenta rosa ou não. De fato, em caso de consumo excessivo, esse alimento pode causar distúrbios digestivos, mas também dores e queimaduras no intestino . Se você tem problemas de saúde, alergias ou é sensível... é recomendável consultar seu médico antes de consumir pimentas.

 

A Pimenta rosa é um tempero ideal para realçar pratos salgados e doces, tem uma forma redonda e um sabor muito distinto e apreciável. Por isso, esse alimento acompanha muito bem pratos salgados e sobremesas.

 

Com todas as carnes brancas, liga-se muito bem. Também é ideal para adicionar um sabor extra a certas sobremesas, como sorvete de tapioca ou tortas de grumixama.

 

Na Fazenda dos Cordeiros você pode encontrar a Pimenta rosa em alguns dos nossos pratos preferidos:

Bacalhau

  • 400 g de bacalhau dessalgado.
  • 4 dentes de alho .
  • 1 cebola roxa grande.
  • Salsinha.
  • ½ copo de azeite de oliva.
  • Pimenta rosa.
  • Sal.

Primeiro, pique o alho, a salsinha e a cebola em uma tigela e adicione o azeite, a Pimenta rosa e o sal. Misture tudo.

Disponha o bacalhau, com a pele virada para baixo, num prato e pincele-o com o preparado anterior. Não despeje toda a mistura de pimenta/azeite/sal/ reserve um pouco para mais tarde.

Prove para verificar e ajustar o tempero, se necessário.

Aqueça o forno e coloque o bacalhau, pincele o outro lado com o restante da preparação durante o cozimento.

Quem sabe na Páscoa será servido na Fazenda dos Cordeiros com batatas ao murro....assadas e em papel alumínio?

 

Salada de ovos

  • 6 ovos cozidos
  • 500g de acelga cozida no vapor .
  • 300 gr beterraba cozida e picada
  • 1 colher de chá de mostarda forte.
  • 1 colher de chá de cominho.
  • 1/2 colher de sopa de vinagre de vinho.
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva.
  • Pimenta rosa.
  • Sal.

Em uma saladeira, faça o vinagrete. Adicione os ingredientes aos poucos e misture bem.

  • Para a salada, comece por descascar os ovos cozidos.
  • Em seguida, corte-os em quartos no sentido do comprimento.
  • Na tigela onde preparou o molho, adicione a acelga cozida, a beterraba vermelha e os ovos cozidos.
  • Assim que os ingredientes estiverem incorporados, polvilhe com cominho e misture tudo.

Agora com todas essas dicas é só tentar fazer em casa...ou quem sabe a melhor ideia e vir passar um final de semana com a gente na Fazenda dos Cordeiros, colhendo, plantando, preparando e saboreando a nossa brasileiríssima Pimenta Rosa.

 

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social