A Fazenda dos Cordeiros é parceira, estimula e acredita que o Projeto Biketour possa colaborar na transformação socio econômica da nossa comunidade, com o empoderamento dos jovens.
A seguir temos o prazer e a honra de compartilha com vocês o sonho dos nossos jovens.
O projeto se fundamenta em iniciar um processo de turismo ecológico na região de Silva Jardim. A iniciativa parte de jovens da comunidade de Imbaú, distrito de Silva Jardim, na tentativa de criar um ambiente empreendedor onde eles possam permanecer, inovar e estabelecer novos ideais.
O tour de bicicleta é feito pelo bairro com esses jovens guiando os turistas pelos pontos significativos da região e que de alguma maneira ajudam a moldar a cultura local.
Os pontos principais são a Fazenda dos Cordeiros, Sítio Renascer, Geladeira Cultural GianCalvi e outras áreas no percurso que sejam relevantes e interessantes para os turistas.
Em 2019 ocorreu na Fazenda dos Cordeiros o primeiro Innovation Games Brazil, proporcionado pelo Studio.Why em conjunto com a Breda University e o Movimento Silva Jardim Sustentável.
Nesse evento 25 jovens da região foram reunidos para desenvolver soluções sustentáveis e inovadoras para problemas da localidade. Depois do evento de 5 dias, alguns dos jovens acabaram debandando e os projetos ficaram em stand by.
Assim, a equipe do Studio.Why, que percebeu a separação, retornou para a região e durante 4 sábados desenvolveu, em conjunto com os jovens ainda interessados, o projeto que hoje chamamos de “Bike Tour”.
No início, o projeto tinha como maior atração a visita ao animal patrono da região, o Mico-leão-dourado. A espécie está em constante ameaça de extinção e existe apenas na região.
Ocorreu em 2019 com 21 estudantes da Breda University of Applied Science, da Holanda. A universidade costumava mandar estudantes todo ano para trabalhos de campo.
Em2019, portanto, os jovens aproveitaram a oportunidade para vender o Bike Tour. Em troca, os visitantes poderiam mandar um feedback sobre o projeto.
Entretanto, como não haviam bicicletas, os jovens envolvidos pediram emprestado para amigos, familiares e conhecidos da comunidade, para juntar as bicicletas necessárias para o tour. Dessa forma, entre muitos erros e acertos, o passeio correu bem.
No fim do dia, como previsto, os estudantes e os jovens locais promotores do tour sentaram juntos para conversar sobre os altos e baixos do passeio e como poderiam melhorar o projeto
Após o resultado positivo da primeira experiência, o plano era vender o tour pela plataforma Airbnb na aba "Experience". E, sendo assim, depois da consolidação desse projeto, criar uma start-up de turismo ecológico formada por jovens empreendedores da região, principalmente para resolver os problemas, como o escoamento de jovens para cidades grandes por falta de oportunidades.
Mas, logo quando o projeto entrou no Airbnb, aconteceu o surto mundial de Coronavírus e todas as atividades turísticas foram interrompidas. E, como o Mico-leão-dourado também é vulnerável ao vírus, o projeto ficou em pausa.
Agora no início de 2022 com as atividades turísticas sendo retomadas, o objetivo é reviver o projeto e consolidá-lo na região. Para isso os jovens precisam de ajuda, principalmente no arrecadamento de bicicletas e capacetes.
Com esse projeto estruturado ainda em 2022, os jovens podem desenvolver outras experiências alternativas sustentáveis na região e distribui-las também pelo Airbnb, criando renda e crescimento cultural para Silva Jardim.
Sonho que se sonha só
É só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é realidade
(RAUL SEIXAS)
Uma fazenda que Recebe!
reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
+55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil