Quem já ouviu falar de Forest Bathing?
Com certeza você já ouviu falar em banho de mar, de rio, de chuva, sol e, até mesmo, de lua, não é? Mas... e banho de floresta? Você conhece?
Estar próximo à natureza, respirar ar puro e bucólico, ouvir o canto dos pássaros... Tudo isso traz mais benefícios do que podemos imaginar! A prática, oriunda da Medicina Tradicional Japonesa, “Shinrin-Yoku” (https://www.youtube.com/watch?v=LUfbMIGcxkM ) tem como intuito promover a cura e o bem-estar através do contato com a Floresta, lifestyle. (https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/lifestyle-os-segredos-para-q...)
Caminhar próximo às árvores e sentir a brisa bater no rosto tem sua eficiência comprovada. "Ambientes florestais promovem menores concentrações de cortisol, menor frequência cardíaca, pressão arterial, maior atividade do nervo parassimpático e a atividade do nervo inferior simpático do que ambientes da cidade", divulgou o estudo do Yoshifumi Miyazaki, concluindo os benefícios da natureza para a nossa saúde.
Na Fazenda dos Cordeiros basta uma pequena caminhada em meio à natureza para se ter certeza do bem estar que ela nos traz, ao ponto que muitas vezes temos a impressão de que andar entre árvores, plantas e animais pode melhorar até mesmo nossa saúde.
O processo de experimentar profundamente a natureza, tomando-a lentamente através de todos os sentidos, chamamos de “Banho de Floresta”.
Que é bom ficar rodeado pela natureza, todo mundo já sabe, mas esta prática também pode ser usada como meditação, com benefícios para a saúde física e psicológica, foi o que nos ensinou a Sylvie Rokab, diretora de cinema, palestrante e visionária. Sylvie nasceu no Rio de Janeiro e foi criada por pais franceses e italianos - nascidos no Egito - que incentivaram seu fascínio pela natureza.(https://www.lovethynature.com/journeys/)
Os efeitos da prática no corpo e na mente foram estudados desde que foi desenvolvido no início dos anos 80 e os resultados mostram diminuição de cortisol, principal hormônio causador do estresse, e a redução da pressão arterial. Além disso, a prática promove melhora na concentração, aumento da imunidade e fortalecimento do metabolismo, entre outros efeitos emocionalmente positivos.
O Forest Bathing, ou simplesmente Banho de Floresta na Fazenda dos Cordeiros, envolve caminhar muito lentamente através da floresta. Enquanto você anda, é preciso expandir seu olhar para admirar ainda mais a beleza da natureza, notando coisas que não percebia antes.
Você também pode simplesmente se sentar e observar as diferenças sutis na cor das coisas, tomando um momento para fazer uma pausa e respirar profundamente o oxigênio abundante das árvores. Passe os dedos pela grama, sentindo sua textura. Abra seus ouvidos para sintonizar o som de abelhas zumbindo, de pássaros cantando, da água e da folhagem se movimentando. Respire profundamente pelo nariz, inalando os aromas variados.
Sylvie garante que não existe limite para o Banho de Floresta. Podemos praticar quantas vezes quisermos. Apenas uma tarde pode trazer sentimentos positivos de bem-estar que duram semanas.
A prática do “banho de floresta” não é apenas para melhorar a saúde, é também uma forma de aumentar nossas ligações com a natureza, estimulando práticas mais sustentáveis em nosso dia a dia.
Os cientistas defendem a ideia de que mesmo em uma sociedade moderna, em uma cidade grande, o nosso instinto ainda é o de viver em um estado mais natural. Sem isso, as pessoas sofrem!
Na Fazenda dos Cordeiros acreditamos no que vem sendo confirmado pela ciência: um passeio em um lugar com bastante natureza pode servir de remédio contra várias doenças. É a base da chamada medicina preventiva.
A natureza é um estímulo aos sentidos: o visual, os sons, o sabor de uma fruta, estar em contato tão próximo com a natureza - isso faz um bem danado e todo mundo sabe. Agora, a explicação científica para tantos benefícios estaria no olfato, nos cheiros que sentimos aqui.
A Fazenda dos Cordeiros está trabalhando em parceria com a Adriana Ruiz(http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723798U1) para certificar suas floresta como local apropriado para pratica do Forest Bathing, que passa pela beleza do lugar, pela diversidade de fauna e flora e principalmente pela estrutura que oferece para receber bem os visitantes.
Segundo Suzanne Weirich do Adirondack Riverwalking (https://www.adirondackriverwalking.com/) "Os praticantes do Forest Bathing fazem uma caminhada leve para explorar sensorialmente a natureza e desfrutar de suas vantagens: pausa no contato com ruídos estressantes (que dá lugar a sons suaves), inalação de ar puro, interação com o verde e demais elementos da natureza. Um aspecto interessante é o de que o aroma das florestas é algo mais do que simplesmente um estímulo fresco e agradável ao olfato. As moléculas voláteis liberadas por algumas plantas constituem os chamados óleos essenciais, que apresentam ação benéfica à nossa saúde.
Estudos apontam que, a partir da inalação destas substâncias podemos obter (dentre outros benefícios) melhorias associadas às respostas do sistema imunológico. Além disso, esta imersão na floresta, já foi comprovado cientificamente, é capaz de desacelerar o sistema simpático, aquele responsável por reações de "luta ou fuga" e ligado ao mecanismo do estresse. Este fato traz consigo não somente ganhos associados ao bem-estar, como uma série de benefícios fisiológicos
Em reportagem do TIME - ‘Forest Bathing’ Is Great for Your Health. Here’s How to Do It(https://time.com/5259602/japanese-forest-bathing/): "Redução de batimentos cardíacos, da pressão arterial, da atividade do nervo simpático e melhoria da atividade do nervo parassimpático, melhora o humor, aumento nos níveis de energia e disposição, aceleração dos processos de recuperação de doenças, clareza mental e melhora na capacidade de focar, aumento da atividade das células de defesa do organismo"
Harriet Sherwood do The Observer diz: (https://www.theguardian.com/environment/2019/jun/08/forest-bathing-japan...): "Após 30 minutos de exposição à natureza, já há redução do estresse, batimentos cardíacos e pressão arterial, o que sugere que não necessitamos de muito tempo para obter alguns benefícios do Forest Bathing. No entanto, a regularidade neste contato com a floresta é um fator importante no que se refere a melhorias imunológicas, estados de ânimo estabilizados e bem-estar geral, que começam a ser percebidos após a terceira semana. Frequências semanais são comumente adotadas por grupos que se associam para a realização da prática", finaliza a naturóloga.
Banho de Floresta: A terapia para eliminar o estresse.
Seja por meio da Medicina Tradicional Japonesa ou das terapias com a Love Thy Nature (https://www.lovethynature.com/journeys/), o que sabemos na Fazenda dos Cordeiros é que estar em contato com o mundo natural é bom para todo mundo. Na verdade, é um dos passos mais simples para melhorar a saúde.
Venha curtir esse Banho na Floresta da Fazenda dos Cordeiros. Espaços naturais são belos e estar em contato com eles melhora o nosso bem-estar em todos os níveis.
E você?
Quando foi a última vez que tomou um “banho de floresta”?
Uma fazenda que Recebe!
reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
+55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil